Ainda não dá para cravar que está próximo, mas o Palmeiras deu bons passos para conseguir contratar o volante Andrey, do Chelsea. Isso porque o clube inglês aceitou conversar por um empréstimo até o final de 2023 e não mais até o meio do ano. Com isso, o Verdão, que já estava com expectativa positiva para o negócio, passou a ficar como o favorito a concretizar esse reforço.
> Veja classificação e simulador do Paulistão-2023 clicando aqui
O dia começou com o Alviverde recebendo a "boa notícia" de que Andrey não havia conseguido a licença de trabalho para atuar na Inglaterra. Anteriormente, para os dirigentes palmeirenses, a possibilidade de o volante não passar por essa burocracia era mínima e as chances de contratá-lo eram consideradas muito improváveis. Mas o que parecia claro não aconteceu nem mesmo após a conquista do Sul-Americano sub-20 e os Blues aceitaram ceder o jogador ao futebol brasileiro.
A preferência ao Brasil se dá pela facilidade de adaptação ao novo clube, a possibilidade de jogar torneios de alto nível como a Libertadores e conquistar os pontos necessários para a permissão de trabalho. No entanto, inicialmente, o Chelsea gostaria de negociar o empréstimo somente até o meio deste ano, para que Andrey se apresentasse ao clube logo após a disputa do Mundial sub-20.
No entanto, como os interessados, especialmente o Palmeiras, não estavam aceitando essa condição, pois ficariam com o atleta por muito pouco tempo, os ingleses deram sinal positivo para costurar um acordo com duração até o final da temporada brasileira, em dezembro de 2023.
> Alterações de Abel Ferreira expõem a necessidade do Palmeiras por reforços
O Verdão já havia sinalizado que estaria fora do negócio caso não houvesse essa flexibilização, mas se sentiu beneficiado com a mudança na pedida do Chelsea e deu mais alguns passos na negociação para trazer o volante para Abel Ferreira. Nos bastidores, o clube alviverde é considerado o favorito para fechar a contratação, embora Atlético-MG e Internacional também estejam no páreo.
Como sempre, o Palmeiras mantém a cautela na negociação e evita falar em algo próximo de acontecer. No entanto, o clima nos bastidores é de otimismo, uma vez que se trata de um jogador considerado ideal para substituir Danilo, vendido ao Nottingham Forest-ING. A comissão técnica de Abel Ferreira também aprova o nome e vê com ótimos olhos a possível contratação. A tendência é que nos próximos dias tenhamos novidades em relação ao desfecho dessas conversas.
Não é o primeiro nome que o Verdão tenta para a posição. Recentemente, o clube iniciou conversas e/ou consultas por Matheus Henrique, do Sassuolo-ITA, com Jean Lucas do Monaco-FRA e com Walace, da Udinese-ITA. No entanto, nenhuma delas avançou e as buscas foram em outras direções. Agora Andrey, aos 18 anos e formado pelo Vasco, virou o alvo principal do Alviverde.