Nesta quinta-feira, às 21h30, o Palmeiras vai até Itaquera para enfrentar o Corinthians pela 18ª vez com um retrospecto bastante equilibrado no confronto no estádio. O duelo pela nona rodada da fase de grupos do Paulistão traz à luz uma curiosidade nessa história do Dérbi na arena corintiana. Isso porque, após a mudança de Arena Corinthians para Neo Química Arena, o Verdão se sobressai.
> Veja classificação e simulador do Paulistão-2023 clicando aqui
Entre julho de 2014 e agosto de 2020, o clássico entre Timão e Verdão teve a arena de Itaquera como palco quando o mando foi alvinegro. Nesse período, o nome do estádio era Arena Corinthians, e os donos da casa tiveram uma certa vantagem contra o rival, que foi um dos adversários que mais incomodaram os mandantes por lá, inclusive como uma eliminação na semifinal do Paulistão-2015.
Nesses anos de Dérbi como "Arena Corinthians", foram 12 clássicos, com seis vitórias corintianas, três vitórias palmeirenses e três empates. Ou seja, retrospecto bastante favorável ao Alvinegro, que acumulou quase 60% de aproveitamento contra quase 40% de aproveitamento do Alviverde.
Mas aí o Corinthians negociou a venda dos naming rights do estádio para a Neo Química Arena a partir de setembro de 2020. Coincidência ou não, a verdade é que os ventos mudaram de lado e o Palmeiras passou a ter mais vantagem em Itaquera. Claro que nesse período o elenco e a fase do Verdão têm sido muito melhores que as do rival, mas não deixa de ser curiosa a mudança.
> Corinthians x Palmeiras: onde assistir, prováveis times e desfalques do clássico pelo Paulistão
Desde a troca de nome, o Dérbi foi disputado cinco vezes na arena com apenas uma vitória corintiana, que é justamente a última vitória alvinegra no clássico. Enquanto isso, o Palmeiras venceu três vezes e houve ainda um empate. O Verdão tem um aproveitamento de 66,7% nos Dérbis em Itaquera desde setembro de 2020 e o Timão tem apenas 26,7% no mesmo período.
Essa curiosidade, querendo ou não, acabou contribuindo para que o Palmeiras diminuísse a vantagem que o rival tem no retrospecto geral na Neo Química Arena. Ao todo, são sete vitórias corintianas, seis vitórias palmeirenses e quatro empates. Ou seja, se o Alviverde vencer nesta quinta-feira, igualará o número de vitórias alvinegras na casa do adversário. Um feito e tanto.
> Organizada do Palmeiras comunica que não aceitará envolvimento dos associados em brigas
Confira os números gerais e na mudança de nome
TOTAL
7 vitórias do Corinthians
6 vitórias do Palmeiras
4 empates
ARENA CORINTHIANS
6 vitórias do Corinthians
3 vitórias do Palmeiras
3 empates
NEO QUÍMICA ARENA
3 vitórias do Palmeiras
1 vitória do Corinthians
1 empate