O futebol mundial teve um dia triste neste domingo (21), ao se deparar com mais um lamentável caso de racismo contra Vini Jr, na Espanha. O brasileiro foi insultado por torcedores do Valencia, adversário do Real Madrid, que jogou fora de casa. Diante do acontecimento desprezível e da onda de apoio ao redor do mundo, o Palmeiras usou suas redes sociais para manifestar solidariedade ao atacante.
+ Veja tabela e classificação da Libertadores-2023 clicando aqui
Aos 27 minutos do segundo tempo, depois de muito ouvir as ofensas, Vini identificou o torcedor e denunciou o infrator ao árbitro, mas nada foi feito. Em seguida, com a partida paralisada, a torcida do Valencia proclamou gritos de "macaco" direcionados ao camisa 20. Até mesmo o sistema de som do Estádio Mestalla condenou a manifestação dos torcedores locais. O Madrid foi derrotado por 1 a 0 e o brasileiro foi expulso depois de uma confusão com jogadores adversários em que ele sofreu um "mata-leão", reagiu e acabou sendo o único punido.
Jogadores, ex-jogadores, clubes, instituições, treinadores e integrantes de outras esferas fora do futebol se manifestaram em uma onda de apoio a Vini Jr, que tem sido um dos mais ferrenho combatentes do racismo no mundo do futebol. O Palmeiras não ficou fora dessa turma e usou seu Twitter oficial para declarar que está junto com o atacante nessa luta. Confira o texto postado pelo Verdão:
"Manifestamos a nossa solidariedade ao atacante Vini Jr, do Real Madrid, que tem sido vítima de inaceitáveis insultos racistas em jogos da Liga Espanhola. Não podemos normalizar o preconceito. Que providências sejam tomadas com rapidez e rigor a fim de preservarmos a paixão pelo futebol e servirmos de exemplo para toda a sociedade".
+ Ministério da Igualdade Racial promete notificar Liga e autoridades da Espanha
Os torcedores palmeirenses demonstraram apoio ao brasileiro e elogiaram a posicionamento do clube. Vale lembrar que Vini Jr é cria do Flamengo e muito identificado com o time rubro-negro, mas a onda de apoio tem passado longe do sentimento clubista. Pelo menos do lado palmeirense, o atacante do Real Madrid pode se sentir abraçado nesse momento.