O Palmeiras ficou muito próximo do título do Brasileirão ao bater o Avaí, no último sábado, e pode confirmar a conquista já nesta 34ª rodada da competição. Mesmo se a combinação de resultados não for favorável ao Verdão, uma vitória diante do Athletico-PR, nesta terça-feira, fará o clube dar um passo enorme para a taça, já que atingirá números bastante expressivos na tabela de classificação.
> Relembre a invencibilidade do Palmeiras fora de casa no Brasileirão
> Veja classificação e simulador do Brasileirão-2022 clicando aqui
Atualmente, o Alviverde soma 20 vitórias na competição nacional. Se atingir a 21ª nesta terça, não poderá mais ser ultrapassado nesse quesito pelo Internacional, seu principal rival pelo título, que pode apenas chegar ao mesmo número de 21 triunfos, caso vença todos os seus próximos cinco jogos. Flamengo e Corinthians, que estão mais atrás na tabela, ainda poderiam chegar a 22 vitórias na tabela.
Aliás, é esse critério que garantirá o título na 34ª rodada caso o Palmeiras vença o Athletico-PR (21 vitórias), o Inter empate com o Ceará e o Corinthians não bata o Fluminense na quarta-feira. O Verdão teria 74 pontos, mesma pontuação máxima que o Colorado poderia chegar no campeonato. No entanto, o título já seria alviverde, porque os gaúchos chegariam a, no máximo, 20 vitórias.
Esses 74 pontos também significam algo bem importante para o Palmeiras. Desde 2006, quando o Brasileirão passou a ser disputado por 20 clubes, o vice-campeão que teve a maior pontuação foi o Santos, em 2019, com Jorge Sampaoli. Naquele ano, o Peixe atingiu justamente os 74 pontos, 16 a menos que o campeão Flamengo.
Se o Verdão chegar nesses 74 pontos, ele estará em uma situação que foi atingida por um concorrente ao título apenas uma vez na história dos pontos corridos. Dessa forma, mesmo que o Inter e o Corinthians vençam seus jogos, a equipe de Abel Ferreira encaminhará consideravelmente o título nacional.
Bastará mais uma vitória, que poderá vir no jogo seguinte, diante do Fortaleza, no Allianz Parque, para que a taça seja destinada ao Palmeiras e ele não seja mais alcançado pelos rivais na pontuação, já que atingiria 77 pontos, um a mais do que o máximo que o Internacional pode chegar, ao final das 38 rodadas da competição.