Palmeiras pode quebrar recordes importantes em caso de título no Brasileirão
Verdão está cada vez mais próximo de uma nova conquista, que pode ser emblemática por conta de números alcançados
- Matéria
- Mais Notícias
A goleada por 4 a 0 sobre o Coritiba na última quinta-feira fez com que o Palmeiras abrisse 12 pontos de vantagem na liderança do Brasileirão. Agora, o time está cada vez mais próximo de um título inédito sob o comando do português Abel Ferreira. Além da conquista, a equipe alviverde pode encerrar o torneio entrando para a história quebrando recordes importantes.
Relacionadas
> Endrick jogou! Lembre a idade que o 25 promessas do futebol brasileiro estrearam
Primeiro time a terminar um campeonato sem perder como visitante
Das últimas oito rodadas que o Verdão terá pela frente, quatro serão em territórios adversários, o que não é um problema para o time que ainda não sabe o que é perder fora do Allianz Parque. Antes de vencer o Coritiba, os comandados de Abel derrotaram o Botafogo, no Engenhão-RJ, e alcançaram a marca histórica e inédita na era dos pontos corridos de 15 jogos de invencibilidade longe de casa.
Juntando os triunfos da campanha anterior, o Alviverde soma 17 jogos sem derrota como visitante, o que significa a maior sequência invicta desde 2003, quando o método dos pontos corridos foi implantado no Brasileiro. Até o momento, o time do português soma 33 pontos fora de casa, precisando de apenas mais quatro para superar o Fluminense de 2012, que somou 39, e ter o melhor aproveitamento longe de seus domínios.
> Confira a tabela completa e simulador do Brasileirão-2022!
Recordista de vitórias fora de casa em uma única edição desde 2006
Até aqui, são nove vitórias conquistadas em 15 jogos fora de casa. Sendo assim, basta apenas mais uma para que o Palmeiras de Abel Ferreira iguale as marcas do Fluminense de 2012, do técnico Abel Braga, e do Flamengo de 2019, de Jorge Jesus. Ambos os times conseguiram 11 triunfos.
Agora, se a equipe alviverde mantiver esse bom rendimento em gramados adversários e vencer três dos últimos quatro jogos nessas condições, irá se isolar na liderança de aproveitamentos de um visitante e baterá o recorde de triunfos em uma única edição desde 2006, entrando ainda mais para a história.
Melhor ataque e melhor defesa do Brasileirão, repetindo o feito dos seus últimos títulos na Série A (2016 e 2018)
Na atual temporada, o Verdão ostenta o feito de ter o melhor ataque até aqui, com 49 gols marcados, e a melhor defesa, já que sofreu apenas 20. Se mantiver o bom retrospecto nos setores em questão, a equipe poderá igualar os feitos de 2016 e 2018, últimos anos em que levantou a taça nacional.
Além do Alviverde, desde 2003 apenas os rivais São Paulo, em 2006, e Corinthians, em 2015, conseguiram conquistar o título sendo os melhores nos quesitos. Sendo assim, o time de Abel pode se isolar como o melhor.
Campeão com menos derrotas na era dos pontos corridos
Curiosamente o Palmeiras soma apenas duas derrotas em 30 jogos na atual edição do Brasileirão, sendo que ambas aconteceram dentro de casa: para o Ceará por 3 a 2 e para o Athletico-PR por 2 a 0. Com uma invencibilidade de 15 jogos no torneio, restando apenas oito, o Verdão poderá ser o campeão que menos perdeu na história dos pontos corridos. Para isso, basta não perder ou sofrer apenas uma derrota.
Até o momento, São Paulo de 2006, o próprio Palmeiras de 2018 e o Flamengo de 2019 são os recordistas neste ponto, com apenas quatro derrotas nas 38 rodadas que completam o Brasileiro.
Melhor campanha de um líder
Neste quesito, a missão palmeirense é um pouco mais difícil que as demais. Hoje, após a 30 ª rodada, o Verdão soma 66 pontos. Caso vença todos os próximos oito jogos (Atlético-GO, São Paulo, Avaí, Athletico-PR, Fortaleza, Cuiabá, América-MG e Internacional), os comandados de Abel irão atingir a marca de 90 pontos e tomarão conta do status de melhor campanha de um líder no Brasileiro, que atualmente pertence ao Flamengo de 2019.
Campeão com mais rodadas de antecedência
A matemática está a favor do Palmeiras, que até então acumula 12 pontos de vantagem na liderança em relação ao segundo colocado, o Internacional. Se mantiver o bom índice de vitórias e os adversários diretos tropeçarem, o Verdão poderá levantar a taça já contra o Avaí, na 33ª rodada, superando as campanhas do São Paulo de 2007, do Cruzeiro de 2013 e do Flamengo de 2019, que conquistaram o título na 34ª.
O Palmeiras agora volta a entrar em campo somente na próxima segunda-feira, contra o Atlético-GO, às 18h, fora de casa, para se aproximar cada vez mais da quebra de recordes e, é claro, do título brasileiro.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias