O Palmeiras planeja reformas estruturais para 2020, sendo uma das principais no Centro de Treinamento da base, incluindo a construção de um hotel no local. O clube já conversa com a prefeitura de Guarulhos (SP), onde fica localizada a Academia 2, e espera iniciar a obra no ano que vem.
O projeto é avaliado em cerca de R$ 20 milhões. O CT para as categorias de base nunca teve hospedagem para os garotos, que antes ficavam em alojamentos próximos ao Allianz Parque. Após a tragédia com atletas da base do Flamengo no Ninho do Urubu, o Verdão os tirou dessas casas e os colocou em hotéis.
Desde então, portanto, o clube desembolsa mensalmente uma quantia pela hospedagem dos meninos. Ter um hotel no centro de treinamentos, como na Academia de Futebol, é uma forma de conter este gasto e acomodar melhor os times de base.
TABELA
> Veja classificação e simulador do Brasileirão clicando aqui
O Verdão tem tido cuidado para melhorar a estrutura de base, assim como fez no Centro de Excelência para os profissionais. Isto inclui equipamentos de preparação física e departamento médico que são usados tanto na Academia quanto em Guarulhos.
A Academia 2 conta com cinco campos (um deles com arquibancada para 500 torcedores), campo específico para treinamento de goleiros, quadra de areia, vestiários, academia de ginástica, sala de fisioterapia, departamento médico, rouparia, quadra de futevôlei, refeitório para funcionários e local para os pais assistirem aos treinamentos. Todos os atletas da base contam com transporte pago, que inclui locomoção ao centro de treinamento.
Não há prazo para a conclusão desta obra, mas a expectativa é de que a liberação aconteça para 2020. Outras melhorias estão previstas também no CT do profissional, que a cada ano segue aperfeiçoando sua estrutura, inclusive com atualização de equipamentos.
Reformas no clube e na arena
O clube conversa, também, com a prefeitura de São Paulo (SP) para obter a licença para reformar as portarias da sede social, ao lado do Allianz Parque. Além de melhorar e ampliar as entradas, o plano é ter uma loja oficial bem maior que a atual, na rua Palestra Itália. Esta reforma está orçada em algo em torno de R$ 2 milhões.
No Allianz Parque, a ideia debatida com a WTorre é colocar proteções de vidro em locais com visão parcial, como no Gol Norte, que tem 420 entradas comercializadas pela metade do preço atualmente graças a este problema.