‘Previsível e compacto’, Verdão quer ganhar improviso com Dudu livre
Felipão falou de forma irônica sobre as avaliações de sua equipe, que contra o Godoy Cruz (ARG) contou muitas vezes com Dudu centralizado e troca de posições entre meias
Luiz Felipe Scolari adotou um tom irônico na noite de terça-feira para dizer quer precisa fazer o Palmeiras voltar a ser "previsível, mas compacto". Após cinco jogos sem vencer e sempre sofrendo gols, o time quebrou a sequência ruim na goleada por 4 a 0 sobre o Godoy Cruz (ARG), pela Libertadores. No jogo, o técnico apostou em uma mudança no posicionamento dos meias.
Dudu começou a partida centralizado, função que já desempenhou em 2015 e 2016, por exemplo. Raphael Veiga ficou na esquerda e Willian, na direita. Os três tiveram liberdade para trocar posições, mas o camisa 7 especialmente chegou a vir buscar a bola no campo de defesa para iniciar a armação.
O trio não funcionou tão bem no primeiro tempo, em que o Verdão passou sem nenhum chute ao gol. Depois do intervalo, Dudu foi o único mantido, enquanto Gustavo Scarpa e Hyoran entraram nas vagas dos dois pontas. O camisa 7 deu uma assistência (sua 12ª no ano) e fez o sexto gol em 2019. Scarpa, por sua vez, ampliou a vantagem na artilharia da temporada, com nove.
- Como vocês viram, tenho o Scarpa que entra pela esquerda, direita e centralizado. Como temos essa tranquilidade de colocar um jogador com boas características em qualquer uma das três posições, a gente roda, com Dudu, Scarpa, Veiga. Muitas vezes isso atrapalha o adversário, que tem previsão de jogar A por aqui, ou B por ali. Essa improvisação em alguns minutos pode causar prejuízo (ao adversário) - analisou Felipão.
Mesmo com esta movimentação, o Palmeiras voltou a mostrar contra os argentinos dificuldade para furar retrancas. E no domingo, enfrentará o Corinthians, um rival que sabe se defender bem. Questionado sobre este problema de criação, Felipão respondeu de forma irônica.
- Vocês devem pesquisar. Quantos jogos saímos na frente? Se em 67 jogos saímos na frente em 45, não dá para mudar resultado. Vocês podem pesquisar. Nossa equipe joga daquela forma que tem jogado desde o início. Nesses últimos cinco jogos cometemos erros que não vínhamos cometendo. Vamos tentar não cometer mais, para no futuro ser aquela equipe previsível, mas compacta, como sempre - completou.
O jejum quebrado na terça gerou a eliminação do Palmeiras da Copa do Brasil e a saída da liderança do Brasileiro. Agora, fará o Dérbi da 13ª rodada do campeonato nacional, às 19h, na Arena Corinthians. O Verdão é o vice-líder com 27 pontos, a dois do Santos.