Ricardo Goulart surpreende e pode estrear no Palmeiras antes do prazo
Meia-atacante passou por cirurgia no joelho direito no fim de outubro, vem realizando todo o tratamento na Academia de Futebol e demonstra uma evolução física acima da esperada
Depois de confirmada a contratação de Ricardo Goulart, emprestado pelo Guangzhou Evergrande, da China, até o final do ano (com opção de compra fixada em 12 milhões de euros, quase R$ 51 milhões), a expectativa da torcida é saber quando o novo camisa 11 do Palmeiras terá condições de entrar em campo, já que passou por cirurgia no joelho direito recentemente. Mas a evolução é tão boa que o reforço deve estrear antes do prazo.
Ricardo Goulart passou por uma cirurgia de cartilagem do joelho direito em 25 de outubro. O prazo dado para volta em casos assim é de quatro a seis meses, mas seu quadro tem evoluído acima do esperado. Por isso, existe a possibilidade de vê-lo à disposição no fim do mês que vem.
No Verdão, contudo, não há pressa nem possível partida de estreia estipulada. O Núcleo de Saúde e Performance, que cuida dele desde o início, prefere não pensar agora em datas. No momento, o meia-atacante está em fase avançada na fisioterapia.
Como o LANCE! já tinha publicado em dezembro, uma fatia menor do salário de Ricardo Goulart ficará a cargo do Palmeiras, e é possível que a Crefisa (patrocinadora que define detalhes para anunciar sua renovação com o Palmeiras por mais três anos) colabore com outra parte. Questionada sobre o assunto, Leila Pereira foi enigmática e apenas disse que "a Crefisa sempre estará ao lado do Palmeiras"
A parte entre Palmeiras e jogador está acertada desde o fim do ano passado, como publicou o LANCE! na ocasião. Só faltava a liberação dos chineses. A relação com o Palmeiras se estreitou quando o jogador iniciou tratamento de sua lesão no joelho na Academia de Futebol entre novembro e dezembro. Ele voltou agora no começo de 2019 para seguir sua recuperação, que avança bem. Felipão, contudo, afirmou que Goulart pode ficar em tratamento até março .
Ricardo Goulart fez sucesso na China sob o comando justamente de Luiz Felipe Scolari, é um sonho antigo no clube e foi bicampeão brasileiro no Cruzeiro com o diretor de futebol Alexandre Mattos. Aos 27 anos, tem como principais títulos na carreira o bicampeonato brasileiro pelo Cruzeiro (2013 e 2014), o tricampeonato chinês (2015, 2016 e 2017), a Liga dos Campeões da Ásia (2015) e a Copa da China (2016). Ainda foi artilheiro do Chinês em 2016, com 19 gols, e eleito o melhor da competição em 2015 e 2016.
Ricardo Goulart é também o primeiro reforço do Palmeiras a ter seu número de uniforme divulgado, já que Mattos segura a camisa 11 com o nome do recém-contratado. O volante Matheus Fernandes, o meia Zé Rafael e os atacantes Arthur Cabral, Carlos Eduardo e Felipe Pires, que também chegaram neste ano, ainda não tiveram seus números anunciados pelo clube.