Além da eliminação na Copa do Brasil, o Palmeiras venceu apenas um dos últimos oito jogos, sequência que vem gerando bastante insatisfação por parte da torcida alviverde. A principal 'exigência' dos palmeirenses é por contratações, visto que o Verdão já tem várias saídas certas, mas ainda não trouxe peças novas para repor. Mas afinal, até quando o Palmeiras pode contratar reforços nesta janela de transferências?
A janela de transferências fecha no dia 2 de agosto (quarta-feira), logo, o Alviverde pode fazer contratações até esta data. O objetivo central do Verdão é um primeiro volante, já que desde a saída de Danilo para o Nottingham Forest em janeiro, o clube vem procurando um 'camisa 5' ideal para a equipe de Abel Ferreira. Como já noticiado no Lance!, o Palmeiras entrou na briga para contratar Wendel, volante do Zenit-RUS revelado pelo Fluminense.
Outra questão importante é que na Libertadores, cada clube pode fazer até cinco substituições da lista inicial de 50 jogadores até o dia 29 de julho (sábado), ou seja, caso queira inscrever os reforços para a disputa das oitavas de final da competição, o prazo para o Palmeiras se torna ainda mais curto. Se passar desta data, só poderá fazer a inscrição de atletas para as quartas.
Em entrevista coletiva concedida por Anderson Barros, diretor de futebol palmeirense, na última quinta-feira (13), após a eliminação do clube na Copa do Brasil para o São Paulo, ele destacou a dificuldade encontrada no mercado e declarou que a prioridade do Verdão é ter cautela para não fazer nada que possa prejudicar os cofres em médio e longo prazo.
- Hoje buscamos um camisa 5, temos encontrado dificuldade, quando nosso setor de análise define, há uma série de variáveis, e nós buscamos. O clube nos cobra uma responsabilidade, mas dá uma certa condição para tal. Precisamos ter uma responsabilidade com aquilo que acreditamos ser o melhor para o Palmeiras. Nós temos que entender todo cenário para tomar a melhor decisão.
- Temos que ter tranquilidade, para não buscar por buscar. Queríamos um extremo, tivemos tranquilidade e contratamos o Artur. A precipitação te leva a tomar decisão, que leva a sua instituição pagar por muito tempo, optamos pelo equilíbrio para tomar a melhor decisão.
+ Abel tem culpa na má fase do Palmeiras? Veja os pontos contrários e a favoráveis à fala do técnico
No dia 27 de junho, em meio à cerimônia de entrega da aeronave que uma de suas empresas adquiriu, Leila precisou responder à imprensa sobre a possibilidade de reforços chegarem nesta janela de meio de ano, que se iniciou neste mês de julho. Embora não tenha prometido as contratações, ela garantiu que o clube está no mercado e pode ter novidades, mas sem fazer loucuras.
- A gente está sempre em busca de reforços, mas eu acho que o maior reforço foi manter esse time extremamente vitorioso, isso é muito importante. Eu não abro mão de manter a nossa base e, claro, estamos de olho no mercado, Temos várias opções, mas não vou fazer loucuras, não vou pagar um valor que o departamento de futebol entenda que não é o valor daquele atleta. Quando eu lido com as finanças do Palmeiras, tenho que ter muita responsabilidade. Então estamos em busca de reforços para o Palmeiras, pode ser que no meio do ano tenhamos novidades, mas sempre com os pés no chão - declarou a presidente do Verdão.
Até o momento, em 2023, as contratações do Palmeiras foram Artur, junto ao Bragantino, e Richard Ríos, junto ao Guarani. A janela de transferências para clubes brasileiros fecha no dia 2 de agosto.