Dois dias depois de treinar ao lado de Dudu, um de seus ídolos, o atacante Yan foi capitão da equipe sub-20 do Palmeiras e marcou os dois gols da vitória por 2 a 1 sobre o Grêmio na estreia pelo Brasileiro da categoria. Em processo de intercâmbio entre base e profissional, o jovem de 19 anos viu sua rotina mudar durante a parada para a Copa do Mundo.
Yan viajou com o grupo principal para Panamá e Costa Rica e foi utilizado nos minutos finais do amistoso contra o Clube Árabe Unido (PAN), vencido por 2 a 0 pelo Verdão. Ele treinará frequentemente com os profissionais e, quando não for relacionado para os jogos, "descerá" para jogar com o sub-20. O mesmo vinha acontecendo com Fernando, vendido nesta janela ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia.
- Fiquei sabendo que iria com eles um dia antes da viagem. Foi bem tranquilo. Ficarei feliz toda vez que descer e puder ajudar meus companheiros, pois se hoje estou com o profissional foi por que eles me ajudaram muito. Hoje me sinto muito mais experiente em muitos aspectos, o tempo que passei no Panamá agregou muita coisa para mim. Foi a realização de um sonho estar integrado ao melhor elenco do Brasil, com grandes profissionais, e estrear. Algo que só soma na minha carreira, foi extremamente gratificante - disse o atacante, ao LANCE!.
Jogar entre os profissionais não é exatamente uma novidade para ele. No Vitória, clube que o revelou, ele chegou a disputar três partidas da Série B de 2016.
- Cheguei no Vitória com 10 anos, tive quase toda a base lá, aprendi muito e conquistei bastante coisa. Desde título da Copa do Brasil até convocações para Seleção Brasileira de base. Meu primeiro jogo no profissional foi com 17 anos, depois acabei vindo para o Palmeiras no início de 2017. Acredito que comecei a chamar a atenção do Palmeiras na Copa do Brasil Sub-17, quando nos enfrentamos e fui super bem. E também com alguns jogos que tinha feito pelo profissional do Vitória. - lembra ele, que foi cedido pelo Vitória em troca do meia Cleiton Xavier.
O primeiro contrato com o Palmeiras foi por empréstimo, mas o clube exerceu a opção de compra em abril, assinou com ele até março de 2023 e agora o vê como um dos atletas mais prontos da equipe sub-20, mais até do que o meia Alanzinho, a mais famosa das promessas do clube. "O Yan não perde a bola", elogia um dos dirigentes acostumados a vê-lo como protagonista da base. Embora seja um atacante de velocidade, ele também se destaca pelos gols: é o artilheiro da equipe no Paulista Sub-20, com seis.
- Sou um jogador rápido, gosta do drible e tenho um bom passe - define-se, antes de falar sobre suas inspirações:
- Aqui no Palmeiras eu me inspiro muito no Dudu. É um jogador muito inteligente, rápido e que deixa a vida dentro de campo em todos os jogos. Mas meu maior ídolo é o Cristiano Ronaldo, porque é um cara que tornou o futebol mais bonito, mas principalmente pela força de vontade em alcançar todos os seus objetivos.