Zé Rafael será julgado pelo STJD após dizer que o Palmeiras foi ‘roubado’; Abel terá dois julgamentos em um dia
Volante do Verdão pode ter pena de um a seis jogos, enquanto treinador pode pegar até dez partidas de gancho
- Matéria
- Mais Notícias
O Palmeiras tem mais duas dores de cabeça para resolver nos próximos dias. Isso porque Zé Rafael e Abel Ferreira serão julgados pelo STJD (Supremo Tribunal de Justiça Desportiva) na segunda-feira (10) e podem desfalcar o Verdão por ainda mais jogos. Enquanto volante pode pegar gancho de até seis partidas, o treinador pode ter punição de até dez duelos.
Relacionadas
+ Veja tabela e classificação do Brasileirão-2023 clicando aqui
Zé Rafael foi enquadrado no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê punição para quem "assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste Código". O jogador foi levado ao julgamento por ter dito que o Alviverde foi "roubado" diante do São Paulo nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2022. A pena vai de um a seis jogos.
- Questionável não, naquele ano lá nós fomos roubados. Não tem explicação. O jogo estava controlado, na nossa mão, mas já passou. Esse ano são novos desafios, novas oportunidades, e encaramos isso dessa forma - disse o volante após a vitória sobre o São Paulo, pelo Brasileirão, no dia 11 de junho de 2023.
+ Queda de produção do Palmeiras mostra que nem mesmo Abel Ferreira consegue fazer mágica
Já Abel Ferreira, que ficou fora dos duelos com o Athletico-PR, pelo Brasileirão, e com o o São Paulo, pela Copa do Brasil, pode pegar ainda mais jogos de gancho caso seja punido em dois julgamentos pelos quais passará em só dia na próxima semana.
O técnico será julgado pela expulsão diante do Fortaleza, na Copa do Brasil, a qual já cumpriu a suspensão automática diante do Tricolor, nessa quarta-feira (5). Ele foi enquadrado no artigo 258 do CBJD por "assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste Código". Assim como no caso de Zé Rafael, a pena pode variar entre um a cinco jogos.
+ Com Zé Rafael, Palmeiras inicia preparação para enfrentar o Flamengo pelo Brasileirão
No outro julgamento que terá no mesmo dia, Abel Ferreira será julgado pela discussão que teve com Calleri, à beira do campo, na vitória por 2 a 0 sobre o São Paulo, pelo Brasileirão. Na partida, o português levou apenas o cartão amarelo do árbitro Raphael Claus, mas acabou sendo denunciado ao tribunal e enquadrado nos artigos 257 (participar de rixa, conflito ou tumulto, durante a partida, prova ou equivalente) e 258 (já explicado acima). Para o primeiro a punição pode variar entre dois e dez jogos, já para o segundo entre um e seis jogos.
Ou seja, Abel pode pegar um gancho mais pesado nos próximos dias e desfalcar mais ainda o Palmeiras nessa sequência decisiva do time na temporada. Vale lembrar que o Verdão disputa as primeiras posições do Brasileirão com duelos decisivos com Flamengo, Internacional e Fortaleza em sequência. Além de brigar por uma vaga na semifinal da Copa do Brasil contra o São Paulo, que saiu em vantagem no primeiro jogo do confronto.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias