A Portuguesa venceu o Rio Claro por 1 a 0, fora de casa, no Estádio Augusto Schmidt Filho, no jogo de ida da semifinal da Série A2 do Campeonato Paulista. Com o resultado, a equipe treinada pelo técnico Sergio Soares está a um empate de retornar à elite do futebol paulista após sete anos - última vez foi em 2015.
O gol da Portuguesa teve participação de uma dupla de jogadores que atuavam no Palmeiras. Caio Mancha, centroavante formado na base do Verdão, fez jogada pela esquerda e deu passe para Luan, que entrou no lugar de Cesinha, ajeitar e empurrar a bola para o fundo da rede. O autor do gol atuou no Alviverde de 2010 até 2013 e depois rodou emprestado por outros clubes.
Desde os 36 minutos do segundo tempo, a Lusa teve que segurar o placar de um jogo que já estava difícil, em que o Rio Claro criava oportunidades de gol, com um jogador a menos. O lateral-esquerdo Eduardo Diniz ergueu demais o pé em jogada dividida e foi expulso após revisão do VAR. Thomazella, goleiro e capitão da Portuguesa, fez grande partida e garantiu a vitória.
Esse foi o terceiro jogo seguido em que o time da capital paulista vence por 1 a 0. Na ida e na volta das quartas de final, contra o Primavera, a equipe também triunfou pelo placar mínimo.
A Lusa classificou-se para o mata-mata na liderança da Série A2, com 32 pontos conquistados e apenas uma derrota. Portuguesa e Rio Claro voltam a duelar pela partida de volta no próximo sábado (9), às 16h, no Canindé. Um empate garantirá o retorno da Lusa à primeira divisão paulista. Ainda neste sábado, às 20h, São Bento e Oeste começam a definir o outro finalista.