Fiji tem primeira participação olímpica diante dos coreanos
Técnico de Fiji disse que vem para os Jogos ganhar experiência. Por sua vez, coreanos temem o vírus da zika<br>
A República de Fiji declarou independência do Reino Unido somente em 1970. No entanto, mais do que a autonomia tardia o que mais chama atenção neste país é a extensão territorial.
Composto por um conjunto de mais de 300 ilhas, Fiji tem uma área total de pouco mais de 18 mil km². Apesar de pequeno é populoso, com mais de 905 mil habitantes.
Estreante em Olimpíadas, Fiji enfrenta a Coreia do Sul nesta quinta-feira (4/8), às 20h, na Arena Fonte Nova, em Salvador. É a continuação da rodada do grupo C, que tem ainda México e Alemanha. Esta será a primeira participação do representante da Oceania no futebol masculino.
A seleção de Fiji foi a primeira a desembarcar em Salvador. Chegaram com nove dias de antecedência da primeira partida. Por aqui, nesta semana, realizaram dois treinos (físico e táticos) no Barradão, no estádio do Vitória.
Em seu discurso, publicado no site oficial da Fifa, o técnico Frank Farina disse que o objetivo da seleção debutante é "não passar vergonha" e "ganhar experiência". Este mesmo time sub-23, no entanto, tem a credencial de ter vencido os Estados Federados da Micronésia, nos Jogos do Pacífico em 2015, por absurdos 38 a 0.
Já a seleção sul-coreana chegou na capital baiana faltando apenas quatro dias para a estreia. Os coreanos vivem um bom momento na seleção olímpica masculina.
Em Londres, beliscaram pela primeira vez uma medalha em nove participações ao perder a semifinal para o Brasil e, na sequência, vencer o Japão na disputa pelo bronze.
Longe do bom desempenho, a notícia que acompanha o time asiático neste início de torneio é o uniforme com repelente contra o aedes aegypti lançado pelo comitê olímpico local.
O medo que os atletas contraiam a doença zika fez a organização providenciar camisas tingidas com o produto que afasta o mosquito.
FICHA TÉCNICA:
Coreia do Sul x Fiji
Local: Arena Fonte Nova, Salvador (BA)
Data/horário: 4 de agosto às 20h
Coreia do Sul: Kim Dongjung, Song Junhun, Park Yongwoo, Yeon Jeimin e Shi Sangmin; Hwang Kiwook, Lee Changmin, Lee Seulchan e Ryu Seungwoo; Kim Hyun e Kwon Changhoon. Técnico: Shin Tayeong
Fiji: Shaneel Naidu, Praneel Naidu, Filipe Baravilala, Alvin Singh e Kolinio Sivoki; Nickel Chand, Antonio Tuivuna, Ratu Nakalevu e Joseph Turagabeci; Iosefo Verevou e Saula Waqa. Técnico: Frank Farina