Todas as finais dos Torneios Pré-Olímpicos Mundiais de basquete estão definidas. Neste sábado, do grupo que está sendo disputado na cidade de Manila, nas Filipinas, foi confirmada a última decisão. Será entre França e Canadá, que se enfrentam por uma vaga nos Jogos Olímpicos, a serem realizados daqui a 27 dias no Rio de Janeiro.
- Entre França e Canadá não tem favorito. O Canadá é um time muito físico e jovem. A França com jogadores mais experientes. As duas equipes com vários jogadores da NBA. Pena que só teremos uma aqui no Rio - opina Byra Bello, comentarista de basquete dos canais SporTV, ao LANCE!.
Também neste sábado, jogos ainda mais decisivos serão realizados. Dos confrontos Sérvia x Porto Rico (da sede em Belgrado, na Sérvia) e Itália x Croácia (da sede Turim, na Itália), saem os dois primeiros classificados para a Olimpíada, uma vez que apenas os campeões avançam.
- Acredito que o mando de quadra e o melhor momento devem favorecer a Sérvia e a Itália - afirma Byra.
Caminhos até as finais
Para chegar à decisão nas Filipinas, a equipe francesa, liderada pelo astro Tony Parker, bateu a Turquia 75 a 63. Já Canadá, derrotou, de forma mais apertada, a seleção da Nova Zelândia por 78 a 72.
Na última sexta, em Belgrado, a Sérvia, atual vice-campeã mundial, atropelou a República Tcheca por 96 a 72. A seleção adversária dos anfitriões será a de Porto Rico, que derrotou a Letônia por 77 a 70.
Já em Turim, a Itália, que tem a oportunidade de voltar a disputar uma edição dos Jogos após 12 anos, teve que derrotar os mexicanos por 79 a 54 e agora terá a Croácia na final - os croatas venceram os gregos por 66 a 61.
Finais neste sábado:
Em Belgrado: Sérvia x Porto Rico
Em Turim: Itália x Croácia
Final neste domingo:
Em Manila: França x Canadá