Sem esforço. Essa pode ser a expressão utilizada para se referir à performance do jamaicano Usain Bolt nas eliminatórias dos 200m rasos, sua prova preferida. Na manhã desta terça-feira, no Estádio Olímpico, o Engenhão, o atleta avançou à semifinal da modalidade, e vai em busca do tricampeonato.
Bolt disputou a nona e penúltima bateria da classificatória, e a venceu com extrema facilidade, na marca de 20s28, tempo muito aquém do recorde mundial da prova, que também é seu, com 19s19. No quadro geral, o jamaicano terminou como o 15º melhor entre os 24 classificados.
- Eu estava nervoso, porque os 200m é meu evento favorito e eu não queria ficar fora da próxima fase. É a sessão da manhã, e eu não sou um cara muito matinal. Estou um pouco cansado, mas isso já era esperado. Vejo muitos caras jovens tentando correr rápido na eliminatória, mas, para mim, o mais importante é vencer a disputa. Não corri muito sério - disse Bolt.
Na semifinal, que será realizada na noite desta quarta-feira, a partir das 22h08, o atleta terá a companhia de seus compatriotas Yohan Blake (3º geral) e Nickel Ashmeade (4º), além do americano Justin Gatlin (22º), do canadense Andre de Grasse (1º) e do americano Lashawn Merritt (4º).
Em sua bateria em busca da final, a segunda de três, Bolt enfrentará Roberto Skyers (CUB), Ameer Webb (EUA), Salem Eid Yaqoob (BRN), de Grasse, Adam Gemili (GBR), Ejowvokoghene Oduduru (NIG) e Ramil Guilyev (TUR).