ANÁLISE: Lucas Lima pode ser grata surpresa para o ano do Santos
Meia foi substituído por Odair Hellmann, e torcedores do Peixe criticaram a troca
- Matéria
- Mais Notícias
Lucas Lima mal começou a treinar no Santos e já foi escalado como titular pelo técnico Odair Hellmann. Ele fez parte dos 11 iniciais do time no empate com o Santo André na última quarta-feira (16), no Estádio Bruno José Daniel, e deixou boas impressões em sua reestreia pelo clube no Paulistão.
O meia acumulou números interessantes no decorrer da partida. Ele acertou 92% dos passes que tentou (23 de 25), finalizou duas vezes, sendo uma na trave, e foi o jogador que mais arriscou cruzamentos em todo o jogo. Os dados são da plataforma Footstats.
Relacionadas
ATUAÇÕES: Oportunista, Mendoza empata para o Santos e arranca ponto fora de casa
Além de boas estatísticas, o camisa 23 melhorou a movimentação do ataque santista. O atleta atuou mais 'solto', com Ângelo e Marcos Leonardo avançados no ataque. No segundo tempo, Hellmann colocou Lucas Barbosa na vaga de Eduardo Bauermann, e Lucas Lima passou a jogar centralizado no meio-campo em um sistema 4-2-3-1.
Justamente na etapa complementar que o Peixe teve sua melhor chance do jogo até então, pelos pés de Lucas Lima. O jogador recebeu passe de Ângelo pela esquerda e arrematou de primeira, acertando o travessão. Logo após o lance, o meia acabou substituído pelo jovem Ivonei, mas Odair Hellmann explicou que a troca — criticada pela torcida — foi previamente planejada.
- Pelo treino que fez, conseguiu transferir para o jogo. Acho que ele participou bem do jogo, mas a situação do Lucas já estava programada, era para fazer 45 minutos. Acaba sendo substituído quando chuta a bola na trave. Respeito o torcedor. O Lucas já tinha perdido um pouco da intensidade para controlar a bola - explicou Odair, que ainda completou:
- Ele (Lucas Lima) tá com vontade de fazer o que ele fez no campo e olha como é engraçado. Hoje, eu fui chamado de burro por ter tirado ele e, há duas semanas atrás, fui chamado de burro por trazê-lo. São coisas do futebol que a gente precisa entender e precisa respeitar, mas, na situação de hoje, ele já tinha a condição física com mais dificuldade.
LACUNA
No Santos, o diagnóstico da comissão técnica sobre a falta de um jogador com características de armação no elenco é antigo. Com a dificuldade de encontrar um atleta da posição por um preço que caiba na realidade alvinegra, a opção foi pela volta de Lucas Lima.
O único jogador do plantel que se aproxima do meia em características é o argentino Gabriel Carabajal, que se recupera de lesão muscular. O recém-chegado Daniel Ruiz é outro que pode cumprir a função, mas suas valências permitem que ele atue mais pelos lados do campo.
Ou seja, Lucas Lima pode ter um caminho livre para tomar conta de uma posição carente no time e ser uma importante peça para 2023. Além disso, seu contrato é por produtividade e possui duração de três meses, podendo ser estendido por mais um ano em caso de cumprimento de metas.
Se o meia mantiver disposição e um bom nível de futebol, como apresentou contra o Santo André, pode se beneficiar, ajudar o Peixe e se transformar em uma grata surpresa no ano do Alvinegro.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias