Ata do CG do Santos revela bastidores das demissões de Bustos e Dracena
Comitê de Gestão optou pelas saídas após a eliminação na Copa Sul-Americana
O Santos divulgou a ata de uma das principais reuniões do Comitê de Gestão nesta temporada, realizada pós a eliminação na Copa Sul-Americana, contra o Deportivo Táchira, em plena Vila Belmiro, no dia 7 de julho de 2022. A queda selou as saídas do departamento de futebol e comissão técnica do clube.
+ Mbappé x Neymar: relembre personagens que 'tretaram' com o brasileiro
No documento, o clube informa que o presidente Andres Rueda convocou uma reunião extraordinária após o jogo para discutir “questões do futebol profissional, desempenho, ambiente e projeções futuras”. Os membros do CG puderem expor suas opiniões.
Durante a reunião, porém, o mandatário santista recebeu uma ligação do então executivo de futebol, Edu Dracena, sinalizando que estaria de saída do clube. Com isso, o clube votou "apenas" pela saída do técnico Fabian Bustos e sua comissão técnica, do gerente de futebol Guilherme Lipi e do assessor do gerente Arnaldo Hase.
Estiveram na reunião on-line o presidente Andres Rueda, o vice José Carlos, Dagoberto Oliva, Renato Hagopian, Thomaz Côrte Real e Vitor Loureiro Sion. A única ausência foi de Rafael Leal. Todos assinaram positivamente pelas saídas.
Sion, porém, apesar de ter votado positivamente pela demissão de Fabian Bustos e demais membros, foi contra a saída de Edu Dracena, Lipi e Arnaldo Hase, por considerar que a mudança no setor poderia prejudicar o clube na janela de transferências. Vale lembrar que Sion não está mais no clube.
Após a decisão unanime pela saída de Fabián Bustos, ficou decidido que Marcelo Fernandes, então membro da comissão fixa do clube, comandaria a equipe contra o Atlético-GO.
Trajetória de Fabián Bustos e Edu Dracena no Santos
Dracena foi convidado pela gestão Rueda para ser o homem forte do futebol em outubro do ano passado. Ex-jogador do Santos, Dracena chegou ao clube em 2009 vindo do Fernerbahçe, da Turquia, sob desconfiança por conta de problemas físicos. Mas com bom futebol, logo ganhou a titularidade e a tarja de capitão da equipe.
O zagueiro ficou no Peixe até o final de 2014 e foi um dos líderes do Santos nesses cinco anos em que atuou na Vila Belmiro. Além da Libertadores, venceu o Paulista três vezes, a Copa do Brasil e a Recopa. Com a camisa alvinegra fez 227 jogos e marcou 17 gols
Já o treinador Fabián Bustos chegou ao Santos em fevereiro de 2022 para vaga do técnico Fábio Carille. O treinador deixou o Barcelona-EQU para assumir o cargo no Peixe. Ao todo, foram 28 jogos, 8 vitórias, 12 empates e 8 derrotas. O argentino deixa o Peixe eliminado na Sul-Americana, próximo de cair na Copa do Brasil e na 10ª colocação do Campeonato Brasileiro.