Camisa do Santos: veja origem das cores e evolução
O Lance! conta toda a história da camisa do Santos
- Matéria
- Mais Notícias
O Santos é muito conhecido por suas camisas branca ou listrada em preto e branco, mas nem sempre o uniforme santista manteve essas cores. O uniforme, de fato pouco mudou ao longo do tempo, mas histórias não faltam para contar sobre a criação da camisa santista. Quer saber a origem e a evolução do manto do Peixe? O Lance! conta para você.
➡️ Tudo sobre o Peixe agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Santos
A Origem da Camisa do Santos
Quando o Santos foi fundado, no ano de 1912, a primeira camisa do clube seguia os padrões de cores que foram designados para a equipe na época, o branco estampava basicamente toda a camisa, enquanto o azul fazia parte das listras, que ainda possuíam leves frisos dourados. O formato listrado era visto assim como temos atualmente, mas com cores diferentes.
A adoção do preto e branco
No entanto, logo em 1913, pela dificuldade da coloração do material, o sócio Paulo Peluccio sugeriu que fosse usado um uniforme com o mesmo padrão listrado, mas com listras pretas e brancas, com o calção branco.
Com o passar dos anos, o uniforme santista passou por poucas mudanças em sua estética, apresentado apenas algumas variações. Porém, no ano de 1935, o Santos apresentou uma camisa com um tom avermelhado, juntamente com um calção branco, sendo provavelmente o uniforme mais inusitado de sua história. A camisa foi usada apenas em algumas ocasiões daquele ano.
Camisa Umbro Santos Of. 2 2024
Capinha para celular Santos - Pai Alvinegro Torcedor - GoCase
Copo Térmico Cerveja + Ebook - Santos - Pai Torcedor
Garrafa Térmica Fresh + Ebook - Santos - Escudo
Camisa Polo Santos Preppy
Camiseta do Santos Vein Braziline
As mudanças na camisa durante as décadas de 80 e 90
Depois, as maiores mudanças aconteceram na década de 60, quando o Santos passou a usar duas estrelas acima de seu escudo, representando as conquistas intercontinentais de 1962 e 1963. Na década de 1980, a camisa do Santos também sofreu algumas mudanças por questões do início do uso das marcas de patrocinadores nos uniformes. A última grande mudança aconteceu nos anos 90, quando o Peixe utilizou calções estrelados e quadriculados para se diferenciar do seu rival, Corinthians.
Desde então, o uniforme santista passa apenas por algumas mudanças estéticas, mas nada que interfira demais no padrão de camisa que já estamos acostumados a ver nos jogos do Peixe em seu estádio na Vila Belmiro.
Tudo sobre
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias