O presidente José Carlos Peres cumpriu nesta quarta-feira uma de suas principais promessas durante o período eleitoral: a contratação de uma empresa de auditoria independente, cujas principais funções no clube dizem respeito a analisar contratos, negociações de compra e venda, pagamentos e outras transações dos últimos cinco anos de Peixe. Com isso, a ideia da atual diretoria é criar um portal de transparência para o torcedor.
A auditoria, chamada de "forense", atende, segundo o clube, a critérios rígidos de fiscalizaçõe e medidas corretivas. Com isso, a promessa é de que todos os setores do Santos passem por uma profunda análise. Decisões consideradas suspeitas tomadas pelas antigas gestões de Modesto Roma Júnior e Odílio Rodrigues, caso encontradas, virão à tona.
"Garantir transparência ao santista sempre foi uma de minhas grandes prioridades, e é exatamente por me preocupar com esta questão que em breve o Santos ganhará seu Portal da Transparência. Entretanto, vimos nos últimos anos muitos atos que infelizmente serviram para instaurar incertezas perante quem geria o clube, além de servirem de imenso constrangimento para toda nossa torcida. Os nossos torcedores não mereciam passar por estes acontecimentos. E é exatamente por isso que providenciamos esta auditoria tão rigorosa", disse Peres, ao site oficial do Alvinegro.
A responsável pela auditoria será a GF Brasil, com sede em Campinas. Não há prazo para a conclusão do serviço.