menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Cuca volta à Vila pela primeira vez após a passagem do vice da Libertadores

Treinador estava suspenso no confronto entre Santos e Atlético-MG no ano passado

Cuca - Santos x Ceará
imagem cameraCuca vai comandar o Atlético-MG nesta quarta-feira, na Vila (Foto: Ivan Storti/Santos)
Avatar
Lance!
SANTOS (SP)
Dia 04/10/2022
15:16

  • Matéria
  • Mais Notícias

O técnico Cuca voltará à Vila Belmiro pela primeira vez desde sua saída do Peixe, no final da temporada de 2020, mas que terminou em fevereiro de 2021 por conta da pandemia do Coronavírus. O treinador não enfrentou o Peixe em 2021 na Baixada Santista por suspensão.

Como treinador, Cuca tem três passagens pelo Santos. A primeira aconteceu em 2008, em momento ruim para o Alvinegro. O treinador, ainda sem títulos na carreira, chegava para tirar o Peixe da zona de rebaixamento do Brasileirão. Mas a missão não foi bem sucedida. Foram 14 jogos com três vitória e sete derrotas, antes da demissão.

Em 2018, em novo momento difícil, a história foi diferente. O treinador salvou o time da zona da degola e quase conseguiu conquistar uma vaga na Copa Libertadores com o trio Rodrygo, Gabigol e Bruno Henrique. Em 27 jogos, foram dez vitórias, nove empates e oito derrotas.

A temporada com maior sucesso do treinador foi em 2020. Foram 44 jogos disputados, 18 vitórias, 14 empates e 12 derrotas. Um aproveitamento de 51,51%. No período, o time fez 69 gols e sofreu 59. O time foi vice-campeão da Copa Libertadores, eliminado nas oitavas de final da Copa do Brasil, e ficou na 8ª colocação do Brasileirão.

A derrota na final da Copa Libertadores, porém, foi o mais marcante. Em jogo único disputado no estádio do Maracanã, o Peixe perdeu por 1 a 0, gol de Breno Lopes. Na final, o treinador acabou sendo expulso e assistiu os momentos finais na arquibancada.

“Eu até hoje não esqueço aquela final da Libertadores. Eu falava para os guris que a gente iria ganhar. O Felipe Jonatan começou a falar que estava tonto, me tira, me tira. O Wellington estava vendo o jogo, poderia ter diminuído o espaço. O Pará deu uma brecha ali e eu fui expulso e vou morrer brigando para falar que eu não vi o Marcos Rocha. Se a gente fica ali, poderia ser outro jogo pq coloquei o Lucas Braga de um lado, o Madson de outro e deixei o time fresco, mais forte para ganhar com Marinho e Soteldo por dentro. Me dói muito aquele jogo porque a gente tinha condição de ganhar a Libertadores. Eu falava que a gente iria ganhar e eles estavam acreditando. O John que é um baita de um goleiro para sair do gol, o João Paulo é do mesmo nível também. Eu ganhei outros títulos mas aquele jogo me dói pq a gente tinha condição de ganhar e tomamos um gol aos 52 minutos”, disse o treinador em entrevista recente ao Bola da Vez, do canal ESPN.

Em números gerais, Cuca chegou a 85 jogos no comando do Peixe, onde ele já tinha trabalhado em 2008 e 2018. Ele está com 31 vitórias, 27 empates e 26 derrotas. Aproveitamento de 47,05%.

Após deixar o Alvinegro Praiano, o treinador acertou com o Atlético-MG e foi campeão da Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. No final de 2021, porém, anunciou que não continuaria no Galo. Seis meses depois, porém, retornou ao time Mineiro.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias