Em 22 jogos desde que assumiu o comando técnico do Santos, Dorival Júnior utilizou 28 jogadores diferentes. Do elenco atual, que conta com 35 nomes, só os três goleiros reservas de Vanderlei, além de Caju, Ledesma, Fernando Medeiros e Diogo Vítor ainda não tiveram oportunidade de entrar em campo nos três meses de trabalho completados justamente neste sábado. A decisão de dar rodagem ao elenco e utilizar boa parte dos atletas à disposição anima o grupo de jogadores neste momento de afirmação do Peixe na temporada.
- (A decisão do Dorival) Ajuda sim, porque todo mundo quer jogar. Quando estavam o Lucas Lima, o Gabriel, o Ricardo, Marquinhos, Geuvânio, o Dorival sempre deixou todo mundo jogando, às vezes um, às vezes outro. E isso não deixa ninguém desanimar, porque ele deixa a gente sempre motivado, sabe que é ruim deixar um cara sem jogar. Aí ele cuida para que quem entre dê conta do recado - diz, ao LANCE!, o atacante Neto Berola, titular só duas vezes, mas usado em 12 das 22 partidas de Dorival.
O treinador promoveu até mesmo estreias nesses três meses, como do atacante Leandro (contratado por sua indicação), do zagueiro Leonardo (repatriado depois de 11 anos, após o Paulistão) e do meio-campista Vitor Bueno (que ele decidiu subir do sub-23). Agora, estão na lista o volante Fernando Medeiros, outro profissionalizado a pedido do comandante, e o atacante Diogo Vitor, que ainda reveza treinos no profissional e nas categorias de base.
O volante argentino naturalizado italiano Cristian Ledesma também aguarda sua primeira oportunidade vestindo o número 24 do Peixe. Sem jogar desde maio, quando ainda era da Lazio (Itália), o veterano de 32 anos não pode atuar na Copa do Brasil por ter sido regularizado fora de prazo, mas já foi relacionado para dois jogos do Brasileirão, e deve ser o próximo nome a estrear pelo Peixe.
Com 28 jogadores utilizados em só 22 jogos, Dorival Júnior fez o Santos avançar em três fases até a semifinal da Copa do Brasil e subir 13 posições na tabela do Brasileirão, onde o Santos ocupa atualmente o quarto lugar. O próximo jogo será no dia 15, contra o Grêmio.