Coordenador esportivo, Paulo Roberto Falcão tem sofrido críticas da torcida do Santos pela sua atuação no comando do futebol. O cargo do dirigente, a princípio, é algo semelhante ao conhecido 'executivo', mas possui algumas particularidades.
Falcão não é o principal responsável pelas contratações do Peixe na janela de transferências, como costumam ser os diretores em outros clubes, por exemplo Alexandre Mattos (Athletico-PR), Rodrigo Caetano (Atlético-MG), Paulo Bracks (Vasco) e Marcos Braz (Flamengo).
O papel do Rei de Roma na janela é mais próximo às funções de scout e mapeamento de atletas. Juntamente com seu auxiliar Elio Carravetta, especialista em Ciências do Esporte, e o analista do Santos, Caio Nascimento, Falcão monitora o mercado, seleciona possíveis alvos e realiza os primeiros contatos em caso de aprovação do nome do jogador como um possível reforço do Peixe.
No entanto, quando as negociações evoluem, o ex-jogador da Seleção Brasileira não costuma ter o protagonismo. Quem geralmente assume o posto nas tratativas envolvendo parte financeira e propostas é o presidente Andres Rueda.
A função de Falcão também está relacionada à parte técnica do elenco. Ele é responsável por ser o elo entre o grupo de jogadores, a comissão técnica e a diretoria do Santos.
O coordenador foi anunciado no Alvinegro Praiano em novembro de 2022. A ideia inicial do profissional era retomar a carreira de treinador, mas o presidente Rueda o convenceu a ocupar o cargo na gestão esportiva.
FALCÃO ESTÁ POR DENTRO DE TUDO?
Chamou atenção no domingo (16), após a derrota do Santos no clássico contra o São Paulo por 4 a 1, uma das declarações de Falcão à imprensa na zona mista do Morumbi. Perguntado se o zagueiro João Basso, do Arouca (POR), seria um dos próximos reforços do Peixe na janela, o dirigente respondeu que não existiam tratativas. Rueda também não teria comunicado a ele que havia conversas pelo jogador.
- Não. Não tem nenhuma tratativa da minha parte pelo menos. Certamente se tivesse com o presidente, ele teria me falado - disse.
Porém, desde a reta final da semana passada, o Alvinegro mantém negociações com o defensor brasileiro e tem interesse na contratação. A informação das conversas entre as partes foi repercutida primeiramente pelo jornalista Venê Casagrande e confirmada pelo Lance!.
AUSÊNCIA
Um dos fatores que podem explicar a 'falha' de comunicação é que Falcão se ausentou dos trabalhos por cinco dias na última semana. Ele viajou à Porto Alegre para o aniversário da esposa, de acordo com informações publicadas inicialmente pelo "Uol" e confirmadas pelo Lance!.