Entenda o papel de Falcão no Santos durante a janela de transferências

Coordenador esportivo tem sofrido críticas da torcida santista

Escrito por

Coordenador esportivo, Paulo Roberto Falcão tem sofrido críticas da torcida do Santos pela sua atuação no comando do futebol. O cargo do dirigente, a princípio, é algo semelhante ao conhecido 'executivo', mas possui algumas particularidades.

Falcão não é o principal responsável pelas contratações do Peixe na janela de transferências, como costumam ser os diretores em outros clubes, por exemplo Alexandre Mattos (Athletico-PR), Rodrigo Caetano (Atlético-MG), Paulo Bracks (Vasco) e Marcos Braz (Flamengo).

O papel do Rei de Roma na janela é mais próximo às funções de scout e mapeamento de atletas. Juntamente com seu auxiliar Elio Carravetta, especialista em Ciências do Esporte, e o analista do Santos, Caio Nascimento, Falcão monitora o mercado, seleciona possíveis alvos e realiza os primeiros contatos em caso de aprovação do nome do jogador como um possível reforço do Peixe.

No entanto, quando as negociações evoluem, o ex-jogador da Seleção Brasileira não costuma ter o protagonismo. Quem geralmente assume o posto nas tratativas envolvendo parte financeira e propostas é o presidente Andres Rueda.

A função de Falcão também está relacionada à parte técnica do elenco. Ele é responsável por ser o elo entre o grupo de jogadores, a comissão técnica e a diretoria do Santos.

O coordenador foi anunciado no Alvinegro Praiano em novembro de 2022. A ideia inicial do profissional era retomar a carreira de treinador, mas o presidente Rueda o convenceu a ocupar o cargo na gestão esportiva.

FALCÃO ESTÁ POR DENTRO DE TUDO?

Chamou atenção no domingo (16), após a derrota do Santos no clássico contra o São Paulo por 4 a 1, uma das declarações de Falcão à imprensa na zona mista do Morumbi. Perguntado se o zagueiro João Basso, do Arouca (POR), seria um dos próximos reforços do Peixe na janela, o dirigente respondeu que não existiam tratativas. Rueda também não teria comunicado a ele que havia conversas pelo jogador.

- Não. Não tem nenhuma tratativa da minha parte pelo menos. Certamente se tivesse com o presidente, ele teria me falado - disse.

Porém, desde a reta final da semana passada, o Alvinegro mantém negociações com o defensor brasileiro e tem interesse na contratação. A informação das conversas entre as partes foi repercutida primeiramente pelo jornalista Venê Casagrande e confirmada pelo Lance!.

Falcão está no Peixe há mais de seis meses (Foto: Divulgação / Twitter Santos)

AUSÊNCIA

Um dos fatores que podem explicar a 'falha' de comunicação é que Falcão se ausentou dos trabalhos por cinco dias na última semana. Ele viajou à Porto Alegre para o aniversário da esposa, de acordo com informações publicadas inicialmente pelo "Uol" e confirmadas pelo Lance!.

Siga o Lance! no Google News