Estilo desgastado e dúvidas na escalação: como o Santos vai jogar na última rodada do Brasileirão?
Estilo de jogo de Marcelo Fernandes chegou ao limite nas últimas rodadas do campeonato
- Matéria
- Mais Notícias
O Santos chega à última rodada do Brasileirão correndo risco de rebaixamento, algo inimaginável há algumas semanas. E um dos motivos para a queda de rendimento do time pode estar no estilo de jogo do técnico Marcelo Fernandes.
➡️ Tudo sobre o Peixe agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Santos
Desde o início, o técnico apostou em um modelo de jogo simples: defesa forte, priorizando a proteção da entrada da área, e ataques diretos, com poucos toques na bola. A criação de jogadas se dava, principalmente, pela qualidade individual dos jogadores, em especial Soteldo. Este estilo, no entanto, parece ter chegado ao seu limite.
Nos últimos quatro jogos, o Peixe conquistou apenas dois pontos e viu a diferença para a zona de rebaixamento diminuir drasticamente. A defesa, que parecia sólida, passou a atuar de forma espaçada. A incapacidade da equipe em proteger o espaço entre a linha de zaga e o meio se tornou um dos pontos fracos do time.
No ataque, o que antes era considerado virtude também se tornou defeito na reta final de competição: o time passou a criar com cada vez menos jogadores, se tornando inofensivo. Nos últimos quatro jogos, o Alvinegro marcou apenas um gol, no empate diante do Botafogo.
Além dos problemas coletivos, o Santos não tem ao menos um sistema tático definido para a decisão desta quarta-feira (6). Marcelo Fernandes tem duas opções: um sistema com três zagueiros ou com linha de quatro defensores. Caso opte pelo primeiro, a tendência é que o Santos atue com João Paulo; João Basso, Messias e Dodô; Lucas Braga, Tomás Rincón, Jean Lucas, Lucas Lima e Mendoza; Soteldo e Julio Furch.
Com linha de quatro na defesa, a escalação deve permanecer praticamente a mesma, modificando apenas o posicionamento de alguns jogadores: João Paulo; Lucas Braga, João Basso, Messias e Dodô; Tomás Rincón, Jean Lucas, Nonato e Lucas Lima; Soteldo e Julio Furch.
Para se livrar do rebaixamento, o Santos depende apenas de si: uma vitória garante o clube na Série A de 2024. Em caso de empate, no entanto, o Peixe precisará torcer para que o Bahia não vença o Atlético-MG. Isso porque as duas equipes terminariam a competição com o mesmo número de pontos, mas o Tricolor de Aço levaria vantagem pelo número de vitórias (atualmente, os dois times estão empatados com 11 triunfos).
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias