Evolução de Veríssimo rende elogios de companheiro de zaga no Santos
David Braz não se surpreende com a temporada do jovem zagueiro, que iniciou 2017 como uma das últimas opções de defesa, mas superou grande concorrência até se tornar titular
De todos os jogadores do Santos nesta temporada, aquele que mais evoluiu foi o zagueiro Lucas Veríssimo. No início de 2017 poderia ser quinto ou até sexto reserva da posição que contava com David Braz, Gustavo Henrique, Luiz Felipe, o improvisado Yuri e ainda recebeu o reforço de Cléber, que veio do Hamburgo, da Alemanha. O grupo contava também com o argentino Noguera.
No entanto, com as lesões de Luiz Felipe, David Braz e Gustavo Henrique, as três principais opções da zaga santista, foi ganhando espaço e mostrando valor dentro de campo. Foi assim que superou com larga vantagem o companheiro Cléber, contratado a peso de ouro para ser titular, mas decepcionou e acabou terminando o ano emprestado ao Coritiba, um dos quatro clubes rebaixados no Brasileirão.
A evolução do defensor, que foi santista com mais minutos em campo no Brasileirão, rendeu elogios de seu principal companheiro de zaga nas competições deste ano: David Braz, que disse não se surpreender com a evolução do jovem entre uma temporada e outra, e conta com o amigo para 2018, mas não duvida de assédio de clubes estrangeiros.
- O Lucas teve um grande ano. Foi o primeiro Brasileiro dele e ele superou todas as expectativas. Eu sabia que ele daria conta do recado, treinei com ele na base e ele fez um trabalho muito bom. Não é novidade que ele seja sondado, que ele possa tomar a melhor decisão possível. Se for negociado, que Deus abençoe, se ele ficar, ele pode contar comigo para que ele possa fazer uma nova ótima temporada - afirmou o camisa 14 em entrevista ao LANCE!.
Não foram poucas as partidas em que Lucas foi decisivo para os resultados conquistados pelo Peixe, especialmente na Copa Libertadores, quando cresceu absurdamente de produção e ajudou a levar o time às quartas de final da competição. Ao lado de Vanderlei, compensou as dificuldades que outros nomes do sistema defensivo tiveram ao longo de 2017. Ele mesmo sabe que a fase muito boa.
- É o melhor momento da carreira e da vida. Por tudo que vem acontecendo, é sim, o melhor momento. Espero manter o bom futebol, venho mantendo uma regularidade muito boa, tenho tido uma sequência boa. Quero ajudar o Santos a ele chegar onde ele merece – declarou Veríssimo ao LANCE! em agosto deste ano.
Diferentemente de como terminou a temporada 2016, o jovem zagueiro de 22 anos deve iniciar 2018 como titular absoluto da posição, já que se tornou um dos intocáveis da equipe, especialmente pelas suas atuações em momentos decisivos em diferentes competições disputadas pelo Peixe ao longo de 2017.