Fifa condena o Santos a pagar multa milionária ao técnico Fabián Bustos; clube recorre
Treinador argentino foi demitido do Peixe em julho de 2022
A Fifa condenou o Santos a pagar uma multa de 1,285 milhão de dólares (cerca de R$ 6,78 milhões) ao técnico Fabián Bustos, demitido do clube em julho de 2022. A punição da entidade máxima do futebol aconteceu pela forma com que o contrato entre as partes foi quebrado e questões de direitos de imagem. O Alvinegro recorreu da decisão junto ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS).
No contrato antigo de Bustos havia uma cláusula prevendo que o Peixe poderia demitir o treinador sem pagamento de multa rescisória. Porém, para oficializar a saída do técnico sem desembolsar nenhum valor, era necessária uma notificação judicial por parte do Santos. O argentino alega que houve apenas o aviso verbal.
A decisão foi tomada em primeira instância, sem audiência e testemunhas. Segundo apurado pela reportagem do LANCE!, o Santos está confiante em conseguir reduzir ou eliminar por completo a punição.
A informação sobre a multa aplicada pela Fifa foi noticiada inicialmente pelo jornalista César Luis Merlo e confirmada pelo L!.
A CURTA PASSAGEM DO TREINADOR
Fabián Bustos — hoje técnico do Barcelona de Guayaquil (EQU) — chegou ao Alvinegro Praiano em fevereiro do ano passado. Ele comandou o time em 28 jogos e conquistou oito vitórias, além de 12 empates e nove derrotas.
O argentino foi demitido após a eliminação vexatória na Copa Sul-Americana, na qual o Santos caiu para o Deportivo Táchira, da Venezuela.