Goleiro João Paulo mostra processo de recuperação no Santos e projeta retorno
Atleta passou por cirurgia no mês passado para reconstituição do Tendão de Aquiles
Em recuperação de cirurgia feita no dia 26 de maio para reconstituição do Tendão de Aquiles esquerdo, o goleiro do Santos João Paulo, de 28 anos, vem se acostumando com o tempo fora dos gramados, já que é a primeira vez que precisou passar por um procedimento cirúrgico no futebol. O atleta mostrou o dia a dia de sua recuperação e já pensa em seu retorno, que só deve acontecer na próxima temporada.
➡️ Tudo sobre o Peixe agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Santos
Nunca tinha passado por nada parecido. No momento eu fiquei triste pela lesão e também por tudo que envolveu aquele momento, já que acabou saindo o gol também. Foi muito difícil, mas fiquei mais tranquilo depois da cirurgia e estou motivado. Busquei entender que se aconteceu aquela lesão é porque tinha que acontecer, então agora é manter a cabeça erguida e trabalhar para poder voltar o quanto antes - disse o camisa 1.
João Paulo é acompanhado pelos fisioterapeutas do Santos e faz trabalho em dois períodos durante todos os dias da semana no CT Rei Pelé. O goleiro ainda está no estágio inicial de recuperação e passará, ao todo, por quatro etapas até estar liberado para atuar novamente.
- Nessa fase inicial o João ainda está com pouca mobilidade e usando a bota, então, nesses dois períodos, a gente faz um trabalho de mobilidade articular, movimentos de flexão plantar, inversão e reversão do tornozelo. E vai evoluindo gradativamente. Agora que acabamos de completar quatro semanas de cirurgia nós iniciaremos uma descarga parcial, seguindo depois para a hidro, piscina, sempre ganhando mobilidade articular - explicou o fisioterapeuta Marcelo Amâncio.
+ Santos apresenta Paulo Bracks, novo CEO do clube
- Na quarta etapa, com quatro meses após a cirurgia, ele já estará iniciando alguns trabalhos no campo, acompanhado pela fisioterapia em uma transição mista, evoluindo com pliometria e estímulos proprioceptivos. Apresentando evolução nessa fase, ele já estará entregue para a preparação de goleiros e liberado para trabalhar normalmente com o restante do grupo - completou o profissional.
Neste primeiro mês de recuperação, como ainda estava com pouca mobilidade no pé esquerdo, o departamento médico do clube optou por adaptar os exercícios para manter a preparação física de João Paulo.
- Além de fortalecer a perna operada, também temos que trabalhar os outros grupos musculares, né!? Pois o João não pode ficar parado. E mais para frente vamos evoluir para o exercício em isocinético no tornozelo, aumentando a carga gradativamente - avaliou o fisioterapeuta Kelsey Andrade.