Guia Santos: veja a análise dos adversários, onde assistir e tudo sobre o Peixe na Sul-Americana

Na caçada pelo título inédito, o Peixe começa a sua jornada contra o Blooming nesta terça-feira (4). Newell's Old Boys e Audax Italiano completam o grupo

Guia da Sul-Americana 2023
O Peixe tenta fazer uma campanha bem melhor do que a realizada no ano passado (Arte: JP Soares / LANCE!)

Escrito por

Na busca de um título jamais conquistado pelo clube, o Santos começa sua jornada na Sul-Americana com a finalidade de encerrar um jejum de sete anos sem taças. Nesta terça-feira (4), o clube estreia contra o Blooming, a partir das 21h30, no estádio Ramón Tahuichi Aguilera, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.

Com a chegada da competição, o LANCE! produziu um guia especial com todas as informações sobre a Sul-Americana para que você, torcedor do Peixe, saiba tudo relacionado à fase grupos.


GRUPO DO SANTOS NA SUL-AMERICANA


No dia 27 de março, o sorteio da Copa Sul-Americana foi realizado na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai. Ficou definido que Santos, Newell's Old Boys, Blooming e Audax Italiano integrariam o Grupo E.

O Peixe estreia fora de casa contra o Blooming na terça-feira, 4 de abril, às 21h30. O time boliviano também encerra a participação do Santos na fase de grupos no dia 29 de junho, a partir das 19h. 

+ Veja os grupos da Copa Sul-Americana

NEWELL'S OLD BOYS (ARGENTINA)​

Fundação: 3 de novembro de 1903
​Estádio: Coloso Marcelo Bielsa
Títulos nacionais: seis (1974, 1987/88, 1990/91, 1992, 2004 e 2013)
Títulos da Sul-Americana: 0
Quantas vezes disputou a Sul-Americana: 4
Melhor campanha: 2010 (chegou nas quartas de final da competição)
Classificado como: 4º mais bem colocado do Campeonato Argentino entre os clubes que não foram para a Libertadores

Favorito para disputar a primeira colocação no grupo com o Santos, o time argentino é bastante irregular e não consegue engatar uma sequência grande de triunfos. A equipe, nas categorias de base, chegou a contar com Lionel Messi no elenco, fato que é bastante lembrado pela torcida do clube argentino. 

Santos e Newell's possuem quatro embates na história, mas nenhum deles terminou em vitória para o clube Rojinegro. Na letalidade do ataque, Sordo e Aguirre são as principais armas dos argentinos na hora da agressividade ofensiva.

Newells Old Boys
A equipe argentina indica ser o adversário mais perigoso do Peixe (Foto: Divulgação / Newells)

Time base: Hoyos; Mosquera, Ditta, Mansilla e Pitton; Sforza, Gomez e Ferreira; Brian Aguirre, Recalde, Ramiro Sordo. Técnico: Gabriel Heinze.

BLOOMING (BOLÍVIA)

Fundação: 1º de maio de 1946
Estádio: Ramón Tahuichi Aguilera
Títulos nacionais: cinco (1984, 1990, 1999, 2005 e 2009)
Títulos da Sul-Americana: 0
Quantas vezes disputou a Sul-Americana: 7
Melhor campanha: 2016 (chegou na segunda rodada da fase preliminar)
Classificado como: 4º mais bem colocado do Campeonato Boliviano entre os clubes que não foram para a Libertadores

Comandado por Carlos Bustos, irmão de Fabián Bustos, o Blooming não vive um grande momento na liga nacional. Nas primeiras sete rodadas do Campeonato Boliviano, La Academia perdeu cinco vezes e empatou as outras duas. No elenco do time, o clube conta com o atacante Juan Carlos Arce, que passou por Corinthians, Portuguesa e Sport.

Teremos o terceiro (e o quarto) confronto da história entre Santos e Blooming. Na Libertadores de 2007, o Peixe ganhou na Bolívia, por 1 a 0, e também na Vila Belmiro, por 5 a 0.

Blooming
O clube passa por um momento complicado na competição nacional (Foto: Divulgação / Blooming)

Time base: Uraezaña; Romero Ortíz, Valverde, Durán Zabala e Cabrera; Spenhay, Lovera, Arce, Rafinha e Sinisterra; Gastón Rodríguez. Técnico: Carlos Bustos.

AUDAX ITALIANO (CHILE)​

Fundação: 30 de novembro de 1910
​Estádio: Municipal de La Florida
Títulos nacionais: quatro (1936, 1946, 1948 e 1957)
Títulos da Sul-Americana: 0
Quantas vezes disputou a Sul-Americana: 3
Melhor campanha: 2007 (chegou na fase preliminar)
Classificado como: 4º mais bem colocado do Campeonato Chileno entre os clubes que não foram para a Libertadores

Para estar na fase de grupos da Copa Sul-Americana, o clube precisou superar a Universidad Católica, por 3 a 2, na fase preliminar da competição. Santos e Audax Italiano nunca se enfrentaram em toda história. Portanto, no dia 20 de abril, o retrospecto entre esses dois clubes começará a ser escrito.

Atualmente, o clube chileno não vive a melhor fase possível. O começo na liga nacional é desastroso e, na 9ª rodada do Campeonato Chileno, ocupa um espaço na zona de rebaixamento da competição.

Audax Italiano
Clube teve que passar por fase preliminar para jogar a Sula (Foto: Divulgação / Audax Italiano)

Time base: Muñoz; Nicolás Fernández, Labrin, Bosso e Matus Castro; Díaz, Juárez e Sepúlveda; Gonzalo Ríos, Sosa e Fuentes. Técnico: Manuel Fernández

SOBRE O SANTOS

Fundação: 14 de abril de 1912
​Estádio: Vila Belmiro
Títulos nacionais: oito (1961, 1962, 1963, 1964, 1965, 1968, 2002 e 2004)
Títulos da Sul-Americana: 0
Quantas vezes disputou a Sul-Americana: 8
Melhor campanha na Sul-Americana: 2004 (chegou nas quartas de final da competição)
Classificado como: 4º mais bem colocado do Campeonato Brasileiro entre os clubes que não foram para a Libertadores

O Santos nunca ganhou a Copa Sul-Americana, mas já triunfou na Copa Conmebol, competição antecessora do atual formato. 

O time chega para a temporada depois de fazer um Paulistão bem abaixo. O nível do futebol praticado pelo Peixe nos últimos anos não tem agradado o torcedor. Inclusive, na Sula de 2022, após passar 'por um triz' na fase de grupos, o clube caiu para o Deportivo Táchira, da Venezuela.

A falta de reforços e de mudanças drásticas deixam o torcedor fanático desesperançoso para a temporada. Mesmo assim, o clube, comparado aos demais participantes da copa continental, possui um dos elencos mais qualificados da competição.

Santos
Peixe quer melhorar o rendimento na temporada (Foto: Raul Baretta / Santos)

Time base: João Paulo; João Lucas, Maicon, Joaquim e Felipe Jonatan; Dodi, Sandry (Rodrigo Fernández) e Lucas Lima; Ângelo (Lucas Barbosa), Marcos Leonardo e Soteldo (Mendoza). Técnico: Odair Hellmann.

OPINIÕES DA REDAÇÃO L!

- O Santos estreia na Copa Sul-Americana contra uma equipe que briga para não cair no possante Campeonato Boliviano e sequer conta com a ‘vantagem’ da altitude em seu estádio. O segundo adversário é outro que luta para não ser rebaixado, mas no Campeonato Chileno. Enquanto isso, o Newell’s Old Boys é uma equipe de meio de tabela no ‘Argentinão’. Ou seja, o Peixe tem dois rivais sem qualquer tradição e atualidade, além de um argentino mediano. O momento santista não é o mesmo de outros tempos — muito pelo contrário, inclusive. No entanto, com esses confrontos, a obrigação é pelo menos avançar ao mata-mata - disse Rafael Oliva, setorista do Santos.

- O clube passa por um grande problema na sua performance. Contudo, o Santos tem as peças necessárias para se destacar na Sul-Americana, por conta do nível dos rivais. Na fase de grupos, apenas o Newell's aparenta ser uma ameaça real para o Peixe. Visando a sequência na competição,  ressalto que o Alvinegro precisa fazer a melhor campanha possível, pois a força da Vila Belmiro é o gás necessário para impulsionar o time para o triunfo - relatou Gabriel Teles, setorista do Santos. 

- O Santos vive uma fase terrível, mas a Sul-Americana pode ser a competição ideal para amenizar a situação do clube em 2023. O grupo E, no qual o Peixe é cabeça de chave, não apresenta rivais de grande qualidade, e o argentino Newell's deve ser o grande adversário pela liderança na fase inicial. O desempenho do Peixe no ano não empolga, os reforços significativos não chegaram e Odair Hellmann ainda tenta achar um esquema ideal para que o time performe melhor. Com tantos problemas, não seria uma grande surpresa se o Santos fosse eliminado logo na primeira fase da Sul-Americana - opinou Marcio Monteiro, editor do LANCE!.

ONDE ASSISTIR AO PEIXÃO NA SUL-AMERICANA

A Sul-Americana 2023 terá transmissão em TV aberta, pelo SBT; fechada, com ESPN; por streaming, pelo Star+ e Paramount+.

O Peixe terá três jogos abertos na fase de grupos, pelo SBT.

Confira onde cada partida do Santos pela competição continental será exibida:

- Blooming/BOL x Santos, 04/04, às 21h30 - SBT e ESPN/Star+
- Santos x Audax Italiano/CHI, 20/04, às 19h - ESPN / Star+
- Newell's Old Boys/ARG x Santos, 02/05, às 21h30 - SBT e ESPN / Star+
- Audax Italiano/CHI x Santos, 24/05, às 21h - Paramount+
- Santos x Newell's Old Boys/ARG, 06/06, às 21h30 - SBT e ESPN / Star+
- Santos x Blooming/BOL, 29/06, às 19h - ESPN / Star+

Em relação às plataformas pagas, a ESPN está inclusa nos principais pacotes de televisão por assinatura. Já o streaming Paramount+ custa R$ 14,90 por mês. O Star+, por sua vez, é um serviço exclusivo do grupo Disney e custa mensalmente R$ 32,90.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter