O Santos instalou nesta sexta-feira um túnel de descontaminação na entrada do CT Rei Pelé. A medida junta-se aos display com sabonete líquido e álcool em gel instalados na dependência do Centro de Treinamentos para que o protocolo de sanitarização do clube seja cumprido pelos envolvidos no retorno das atividades.
Conforme publicado anteriormente pelo LANCE!, o clube havia orçado a aquisição do equipamento, mas fazia as últimas análises e consultorias para definir a viabilidade da instalação.
– Felizmente conseguimos instalar essa cabine, que é mais uma medida importante contra a COVID-19. Assim que os atletas e funcionários chegam ao CT, vão direto para esse túnel, ficam ali por volta de dez segundos e fazem uma rotação – disse o Dr. Ricardo Galotti, coordenador do Departamento Médico, ao site do Santos FC.
– Lá dentro eles recebem um spray com uma substância diluída em água e clorexidina, que ajuda eliminar a COVID-19 ao corpo – completou.
De acordo com o coordenador médico santista, embora a cabine seja um elemento importante ela serve para somar com os demais hábitos de prevenção ao novo coronavírus.
– Claro que não é uma medida isolada, mas vem agregar o uso da máscara e álcool em gel, lavagem das mãos com sabão, distanciamento etc. Estamos procurando de todas as formas minimizar o problema e evitar o contágio – concluiu Galotti.
Na semana passada o Santos promoveu 74 testes de COVID-19 em jogadores, comissão técnica e funcionários. Nove deles detectaram positivo para a doença, sendo apenas um jogador. Antes da volta dos treinamentos com bola, nesta quarta-feira, o DM do Peixe pretende realizar uma segunda bateria de exames.