Jean Lucas, Pituca, Gabriel Barros… O que o LANCE! sabe sobre a busca do Santos por reforços
Peixe encontra dificuldade no mercado para concretizar contratações
O Santos está atrás de reforços desde a eliminação no Paulistão, em 5 de março, quando as buscas foram intensificadas. O Peixe, no entanto, esbarra em um mercado inflacionado e nas dificuldades financeiras do clube para concretizar contratações.
Alguns nomes tiveram negociações consideradas mais 'avançadas' — leia-se situações em que o Alvinegro passou de sondagens e oficializou interesse. Abaixo, o LANCE! resume a atuação do time do litoral paulista no mercado e os reforços especulados!
JEAN LUCAS (Monaco)
Nome que mais chegou próximo de um acordo, agora o clube considera a negociação praticamente como encerrada. O Santos e o volante não se acertaram em relação às questões salariais: o atleta gostaria de manter os patamares mensais que recebe no futebol europeu — cerca de R$ 1 milhão — cifras consideradas inviáveis pela diretoria alvinegra.
Além disso, o Monaco não facilitou as tratativas e impôs exigências que emperraram o avanço nas negociações. A última proposta do Peixe previa um empréstimo de Jean Lucas com obrigatoriedade de compra, mas as partes não se acertaram sobre a divisão do pagamento dos salários.
DIEGO PITUCA (Kashima Antlers)
Também disputado pelo Internacional, o volante não saiu do radar do departamento de futebol santista desde que deixou a Vila Belmiro, em 2021, por cerca de 1,6 milhão de dólares (R$ 8,2 milhões, na cotação da época).
Apesar do interesse em repatriar o atleta, o Santos esbarrou na dificuldade de tirar Pituca do futebol japonês, já que o volante possui contrato com o Kashima Antlers até 2024. Além disso, o alto salário do jogador, que está nos mesmos patamares dos vencimentos de Jean Lucas, seria outro impeditivo.
GABRIEL BARROS (Ituano)
Como o LANCE! revelou, ocorreram as 'famigeradas' sondagens, consultas e oferecimentos entre Santos e Gabriel Barros, atacante que se destacou no Paulistão 2023 com a camisa do Ituano.
A reportagem do L! também apurou com pessoas ligadas ao atleta que o Peixe realizou uma proposta formal para adquirir o jogador. A oferta contaria com pagamentos a partir do próximo ano e metas esportivas a serem atingidas, para que os valores aumentassem.
O Ituano teria recusado a proposta. O clube possui desejo de negociar Gabriel Barros para o futebol europeu, com o selo de 'novo Martinelli', e conseguir valores fixos pela venda. O Santos não confirma as tratativas.
O Botafogo já se interessou pelo atacante, e o Fortaleza também monitora a situação do camisa 10 do Galo de Itu.
TÁ DIFÍCIL...
A realidade financeira do Peixe é o maior empecilho na busca por reforços. A tendência é que o clube fortaleça, sim, o elenco para as disputas de Brasileirão, Copa Sul-Americana e Copa do Brasil. Porém, os nomes podem não ser aqueles sonhados pela torcida alvinegra.
O Santos tem até o dia 4 de abril, data do encerramento da janela de transferências brasileira, para oficializar contratações.