menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Envolvido em vendas de clubes, José Berenguer deve deixar o Comitê de Gestão do Santos

Membro do órgão colegiado do clube é CEO da XP, que liderou as vendas de Cruzeiro e Botafogo. Presidente Rueda admitiu desconforto com a situação e promete solução interna

José Berenguer - membro do Comitê de Gestão do Santos
imagem cameraJosé Berenguer é membro do Comitê de Gestão do Santos (FOTO: Vivian Koblinsky/Divulgação)
Avatar
Lance!
SANTOS (SP)
Dia 02/01/2022
11:57
Atualizado em 02/01/2022
14:25

  • Matéria
  • Mais Notícias

O Santos pode perder mais um membro do Comitê de Gestão neste mês de janeiro. Depois de José Renato Quaresma, que deixou o colegiado no primeiro semestre de 2021 e ainda não foi substituído, José Berenguer também deve deixar o grupo nas próximas semanas.

O motivo para a saída é o envolvimento de Berenguer nos processos de vendas de clubes como o Cruzeiro e o Botafogo. O membro do comitê é CEO do Banco XP e a XP Investimentos, que pertence ao grupo, é a empresa que comandou o processo de venda do Cruzeiro ao ex-atacante Ronaldo e do Botafogo ao investidor John Textor.

A XP Investimentos deve liderar outros processos de venda de clubes brasileiros e a participação de José Berenguer em negócios com concorrentes do Santos gerou insatisfação entre conselheiros e diretores do clube.

Na semana passada, em entrevista ao Blog Sou Santista, o presidente Andres Rueda admitiu uma situação desconfortável para o clube e afirmou que o assunto seria discutido internamente. A decisão final deve sair ainda em janeiro.

- O Berenguer é um membro do Comitê de Gestão que nos ajudou muito nessa parte de renegociação de dívidas. Só o caminho que ele conseguiu abrir em uma negociação que estava praticamente porta fechada já valeu o esforço e ajuda dele. Ele trabalha na maior empresa do setor financeiro e está no ramo do futebol. A situação não é confortável, obviamente que não é. Não que exista conflito de interesse direto diante dessa gestão, até porque o pensamento nosso em relação à SAF (Sociedade Anônima do Futebol) diverge um pouco, nós acreditamos que não é o momento, mas estamos conversando internamente para conseguir um denominador comum que seja bom para todo mundo - afirmou o presidente.

O Comitê de Gestão do Santos é um órgão colegiado formado por oito pessoas (incluindo o presidente e o vice do clube) responsável por administração e gestão executiva do clube. A contratação de jogadores, por exemplo, passa sempre pelo CG. 

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias