O Santos tem a chance de alcançar uma marca inédita em 2017 contra o Vasco neste domingo, às 16h, no Engenhão. Se derrotar o clube carioca, o Peixe chegará à quarta vitória consecutiva pela primeira vez na temporada. A última vez que isso aconteceu foi entre outubro e novembro do ano passado, com triunfos sobre Chapecoense, Palmeiras, Ponte Preta e Vitória, todas pelo Campeonato Brasileiro.
Mas para conquistar o feito, o Peixe precisará quebrar um jejum de 12 anos. Os santistas não vencem o Vasco no Rio de janeiro desde o dia 26 de setembro de 2005, quando a equipe fez 3 a 1 em São Januário.
De lá para cá, são nove jogos contra o Vasco no Rio, com três empates e seis derrotas. No último confronto, em setembro de 2016, o Alvinegro empatou por 2 a 2 e se classificou para as quartas de final da Copa do Brasil.
O técnico Levir Culpi aposta nos retornos de Lucas Lima e Copete, suspensos contra o Atlético-MG, para por fim ao jejum. A dúvida está no gol. Vanderlei é presença incerta por causa de uma contusão na região do glúteo. O reserva imediato, Vladimir, sofreu torção no joelho esquerdo na última quinta-feira e não estará à disposição. Com isso, João Paulo, o terceiro goleiro, pode ser o titular.
João atuou uma vez na temporada, no amistoso contra o Kenitra, do Marrocos, em janeiro, no Pacaembu. O jovem de 22 anos está sendo observado pelo preparador de goleiros Arzul, que exigiu mais do atleta nos últimos treinamentos.
Victor Ferraz, com dores no joelho esquerdo, e Renato, que tem lesão muscular no músculo iliopsoas, que fica entre a coxa e a virilha, seguem fora.
O provável time titular do Santos para enfrentar o Vasco é Vanderlei (João Paulo), Daniel Guedes, Lucas Veríssimo, David Braz e Jean Mota; Leandro Donizete, Thiago Maia e Lucas Lima; Bruno Henrique, Copete e Kayke.