menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Santos se reapresenta sem reforços e com incertezas, mas terá Sampaoli

Peixe volta aos trabalhos nesta quarta-feira para iniciar preparação visando à temporada 2019. Técnico argentino não terá caras novas, mas terá de lidar com incógnitas e baixas

Sampaoli - Santos
imagem cameraSampaoli será a única cara nova do Santos na reapresentação desta quarta-feira (Foto: Divulgação/Santos)
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 01/01/2019
17:44
Atualizado em 02/01/2019
07:45

  • Matéria
  • Mais Notícias

Após o período de férias, o elenco do Santos se reapresenta nesta quarta-feira, às 15h, no CT Rei Pelé, para inciar os trabalhos visando à temporada 2019. A única cara nova para essa retomada é a do técnico Jorge Sampaoli, contratado em dezembro para comandar a equipe e substituir Cuca. O argentino irá se deparar com incertezas e a ausência de reforços em seu primeiro dia com o grupo.

Entre as baixas, a principal delas será a de Gabigol, que encerrou seu período de empréstimo no Peixe e retornará à Internazionale de Milão. O atacante, autor de 27 gols em 2018, ainda não tem um substituto e sua posição é a carência mais urgente que o treinador argentino terá.

A segunda ausência mais sentida será a do lateral-esquerdo Dodô, que estava cedido pela Sampdoria até o último dia 31. Apesar da preferência santista pela compra, ainda não houve acerto salarial com o jogador, que tinha seus vencimentos pagos, em parte, pelo clube italiano. Sem contrato, o atleta não estará na reapresentação, mas as negociações ainda não estão encerradas.

O setor foi um problema durante o último ano. Quando Dodô não jogou, não havia um reserva imediato e jogadores improvisados foram utilizados na lateral esquerda, como o atacante colombiano Copete e o meia Jean Mota, que tem encaminhado um acordo para atuar pelo Bahia, e também não deve permanecer. Romário (estava no Ceará) e Orinho (estava na Ponte Preta), que retornam de empréstimo, são laterais de ofício, porém não empolgam.

No meio-campo, Renato se aposentou e agora é executivo de futebol, já Diego Pituca, que estava em um complicado processo de renovação contratual, chegou a um acordo com o Santos, o que deve ser anunciado nesta quarta-feira. Ele era cobiçado por outros clubes e sua permanência é um alívio para a nova comissão técnica.

Por outro lado, há duas incertezas que aumentam a preocupação dos santistas: Bruno Henrique e Victor Ferraz. Ambos têm proposta do Flamengo e do São Paulo, respectivamente e já teriam acertado valores e tempo de contrato com os clubes. Apesar de se reapresentarem com o elenco no CT Rei Pelé, é provável que manifestem o desejo de serem negociados e o Santos deve iniciar as tratativas com os pretendentes.

Tanto o atacante quanto o lateral, porém, são tratados como inegociáveis por Sampaoli, que deixou claro aos dirigentes do Peixe que conta com os atletas para a temporada 2019. Caso realmente saiam, o argentino terá mais duas posições carentes para lidar neste começo de trabalho. Matheus Ribeiro, lateral-direito, estava cedido ao Figueirense e, dependendo do que acontecer com Ferraz, tende a ganhar oportunidades.

Outros seis jogadores retornam de empréstimo e devem estar na reapresentação nesta quarta-feira: o zagueiro Noguera, que estava no Estudiantes-ARG, e já foi liberado a procurar outro clube, o também zagueiro Cléber Reis, que atuou pelo Paraná, por sua vez, pode ter chances.

Leandro Donizete vestiu a camisa do América-MG em 2018, mas não deve permanecer na Baixada. Matheus Oliveira estava no Guarani, tem contrato com o Santos até abril e não deve renovar. Enquanto isso, o meia Rafael Longuine, que também atuou pelo Bugre no ano passado, faz mais de uma função no meio e pode ganhar espaço com o novo comandante. Rodrigão, apesar de ser de uma posição carente, não agrada e tende a procurar outro destino.

Sem reforços, com incertezas e muito trabalho, Sampaoli inicia sua passagem pelo Santos com um enorme desafio em suas mãos, prato cheio para quem gosta de tirar 'coelhos da cartola'. Mesmo assim, terá de contar com a competência dos dirigentes para aumentar o leque de opções pensando em uma temporada proveitosa para o Alvinegro Praiano.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias