Santos acerta a saída de Wagner Leonardo para o Portimonense-POR
Zagueiro não estava nos planos de Odair Hellmann e foi negociado em definitivo
O Santos acertou a saída do zagueiro Wagner Palha para o Portimonense, de Portugal. Diferente do que havia sido cogitado, o Menino da Vila está saindo em definitivo e encerra vínculo com o Peixe. Nas redes sociais, ele já se despediu do Alvinegro. O contrato com o clube português deve ser de duas temporadas.
Mirassol, Vitória e CRB tentaram o empréstimo de “Palha”, mas a prioridade era de uma transferência internacional. A proposta do clube português foi discutida em reunião do Comitê de Gestão no dia 15 de novembro, o que foi aprovado em seguida.
Revelado na base santista, Wagner Leonardo estreou pelo profissional do clube em 2019 com o técnico Jorge Sampaoli. Ele entrou na goleada do Peixe sobre o América-RN por 4 a 0, no Pacaembu, pela fase inicial da Copa do Brasil. Era opção na zaga santista em 2019 e 2020, chegando a atuar como lateral-esquerdo com Cuca e participou da campanha do vice-campeonato da Libertadores.
Em abril de 2021 foi emprestado ao Náutico e se destacou pelo clube pernambucano no Estadual e na Série B do Campeonato Brasileiro. Com a venda de Luan Peres ao Olympique, no entanto, a diretoria do Peixe pediu o retorno do defensor na época antes do encerramento do empréstimo.
Wagner Leonardo foi importante na luta contra o rebaixamento no Brasileirão de 2021, especialmente por fazer o gol da vitória sobre o Grêmio, nos acréscimos, em jogo fundamental para o clube ficar fora das últimas colocações. Mas na Vila o defensor viveu altos e baixos, nunca conseguindo se firmar.
Neste ano, o Alvinegro emprestou o zagueiro ao Fortaleza. Mas, em março, o jogador e seus representantes pediram sua saída do clube cearense para negociar sua ida para o Cruzeiro. Wagner Leonardo sequer estreou no comandado por Juan Pablo Vojvoda.
No Cruzeiro, o defensor fez apenas seis partidas, marcou um gol e conseguiu o acesso para a Série A junto à equipe mineira. No entanto, o clube mineiro viu um investimento muito alto para a compra de Wagner Leonardo e rescindiu o contrato de empréstimo nesta semana.