As próximas horas serão de extrema importância para um desfecho da negociação entre Santos e o técnico Marcelo Bielsa. Após alguns dias de conversas, o Peixe apresentou um projeto detalhado com grande destaque para temporada de 2023. Agora, aguarda resposta do treinador argentino.
As primeiras exigências de Bielsa aconteceram nos contatos iniciais. O treinador deixou claro que o ideal seria começar a trabalhar na pré-temporada, de olho em 2023, mas que aceitaria participar de algumas decisões importantes, principalmente para montagem do elenco.
+ Bahia abre proposta do Grupo City: veja quem pode virar SAF no Brasil
Bielsa também quer entender como os líderes do Peixe imaginam o clube nos próximos anos. A princípio, os encontros entre o técnico e o presidente do Santos, Andres Rueda, aconteciam por videoconferência.
Em conversas com membros do Comitê de Gestão santista, Rueda falou sobre a dificuldade da negociação e que aguardava um retorno positivo - ou negativo - de Bielsa. Um encontro pessoalmente com o treinador deve acontecer em caso de sinal verde.
A imprensa internacional vem repercutindo a possibilidade do treinador assumir o Alvinegro Praiano. Recentemente, o "Diário Olé", principal jornal da Argentina, TyC Sports, também argentino e o "As", da Espanha, falaram sobre a possibilidade do treinador do Peixe.
O treinador está fora do mercado desde que deixou o Leeds, da Inglaterra, no começo do ano. Marcelo Bielsa tem 67 anos e é referência para toda uma geração de técnicos, como Pep Guardiola e Jorge Sampaoli. Ele surgiu com destaque no Newell’s Old Boys no começo da década de 90.
Enquanto aguarda o desfecho da negociação com Marcelo Bielsa, o interino Orlando Ribeiro segue no comando do Peixe. Ele será o treinador no duelo contra o Athletico-PR, nesta terça-feira. Recentemente, o técnico Sebastián Beccacece recusou o convite para comandar o Santos.
Outro treinador procurado pelo presidente Andres Rueda foi Mauricio Pellegrino, de 50 anos. O mandatário santista gostou do que ouviu de Pellegrino e vê a experiência do treinador como importante diferencial. A negociação com Bielsa "esfriou" as conversas.
O Peixe pensa em um treinador e um executivo para iniciar o planejamento em 2023. O Alvinegro já lidou com as recusas de Emerson Leão e o veto do Comitê de Gestão ao ex-treinador Vanderlei Luxemburgo.