Depois de passar uma temporada escondido da imprensa, em processo de implementação, o time B do Santos, antes chamado de sub-23, irá a campo em 2016. Nesta terça-feira, na Vila Belmiro, o presidente Modesto Roma Júnior concedeu uma entrevista coletiva acompanhado de Lupércio Conde, mandatário da Portuguesa Santista, e Kleiton Lima, treinador do Santos B. No encontro, os dois clubes anunciaram uma parceria para a próxima temporada, quando o Peixe cederá à Briosa jogadores de seu time B para a disputa da Série B do Campeonato Paulista, torneio equivalente à Quarta Divisão do Estadual. Os detalhes da parceria ainda estão indefinidos.
- Santos e Portuguesa estão irmanados para iniciar uma volta da Portuguesa à Série A1 do futebol paulista. Começamos nesse ano, tentando subir à Série A3 do Paulistão. Os detalhes estamos acertando e vamos acertar ainda nos próximos dias. Temos o elenco, atletas que nos interessam que peguem experiência de competição - diz Modesto, confiante na importância da disputa da Série B do Paulistão para dar ritmo de jogo aos atletas do Santos B.
- O Santos B é uma equipe de transição da base para o profissional, e nós já tivemos exemplos de que é um projeto bem sucedido. Este exemplo está sendo seguido por muitos. Aqui dentro, tivemos o Vitor Bueno, o Fernando Medeiros e o Wesley, que após terem experiências no time B, estão integrados ao profissional - seguiu o presidente do Santos, citando dois garotos que vieram do Botafogo-SP e um que subiu dos juniores e estreou na rodada final do Brasileirão, na goleada por 5 a 1 diante do Atlético-PR.
O Santos B foi criado no início de 2015, primeiro ano da gestão de Modesto Roma Júnior, mas passou um ano só realizando treinamentos e amistosos sob o comando de Kleiton Lima. Para a próxima temporada, no entanto, a categoria realizará uma excursão à China no primeiro semestre e disputará torneios na segunda parte do ano. Além da Série B pela Portuguesa Santista, a ideia é jogar a Copa Paulista e, segundo Modesto, não foi abandonada. O presidente também não espera que os jogadores contratados pelo Santos tenham má vontade em defender a Briosa.
- Nossos jogadores sabem que precisam disputar torneios para se sagrarem vencedores. O trabalho do professor Kleiton Lima é de colocar seriedade e profissionalismo na cabeça desses atletas. E aos nossos torcedores, vamos também torcer pela Portuguesa Santista na Série B - sentenciou o presidente, que afirma que nem todos os 30 jogadores do atual elenco do Santos B, que se reapresenta em 7 de janeiro, serão cedidos.
Além da parceria no time B, Santos e Portuguesa Santista também conversam sobre um novo estádio na cidade. Nesta terça-feira, porém, os dois não revelaram nenhum avanço nestas conversas.