Santos voltou para a zona do rebaixamento: quantos pontos precisa para escapar?
A rodada do Brasileiro para o Peixe complicou a vida da equipe, que retornou para a zona de rebaixamento
A rodada do Campeonato Brasileiro, após o retorno da Data Fifa, não foi positiva para o Santos. Com a derrota para o Red Bull Bragantino, o time da Baixada dormiu na zona de rebaixamento, com 30 pontos, na 17ª posição.
Se for seguir pela matemática básica, na teoria, um time precisa de 45 pontos para estar 'seguro' de um possível rebaixamento. Ou seja, se o Santos quiser se garantir na série A sem sufocos no final da competição, precisa vencer - pelo menos -, cinco jogos. Vale destacar que faltam apenas onze para o Brasileirão 2023 chegar ao fim.
De acordo com dados divulgados pela Universidade Federal de Minas Gerais, o Santos tem 37,1% de chance de ser rebaixado. Assim, para se manter seguro na série A e não correr o risco de um rebaixamento inédito, somar estes 15 pontos que faltam é essencial. O ideal seria ter um aproveitamento de 41,66% até o final da competição.
+ Veja tabela do Campeonato Brasileiro-2023 clicando aqui
+ Garanta a sua vaga no curso que formou craques como Pet, Dante e Léo Moura! Cupom: LANCE1000
Mas a disputa está acirrada. Mesmo com o América-MG e o Coritiba praticamente rebaixados, o Santos está com uma pontuação muito próxima de outras grandes equipes na tabela. No 16º lugar, por exemplo, está o Vasco - com a mesma quantidade de pontos. Cruzeiro e Bahia, duas posições acima, somam um ponto a mais. Corinthians e Internacional, somam 32 pontos. Ou seja, mesmo que 'assuste', nem tudo estaria perdido para o Santos.
Com a derrota contra o Bragantino, vice-líder da tabela, o Santos volta a jogar no domingo (22), às 16 horas (de Brasília), contra o Internacional, fora de casa e contra uma equipe com pontuação próxima. Na quinta-feira (26), joga com o Coritiba, em casa - o que pode parecer um cenário mais fácil para se recuperar, tendo em vista que o Coxa somou somente cinco vitórias na competição.
A sequência se complica nos próximos dois jogos, onde encara Corinthians e Flamengo, ambos fora de casa.