O Santos venceu o Goiás por 4 a 3 neste domingo (9), na Vila Belmiro, pela 14ª rodada do Brasileirão. O atacante Marcos Leonardo foi um dos personagens do jogo, com uma assistência e dois gols, assim como Mendoza, que anotou nos acréscimos o da vitória. Guilherme Marques e João Magno marcaram pelo Esmeraldino.
Após o resultado, o Alvinegro Praiano pula para a 13ª posição na tabela, com cinco pontos à frente do Goiás, primeiro time da zona do rebaixamento.
+ Confira a classificação do Campeonato Brasileiro
CINCO LANCES QUE MARCARAM A PARTIDA
> !Punido! O Santos pegou 'gancho' pesado pela 'guerra' na Vila durante o clássico contra o Corinthians e novamente não teve torcida em seu estádio.
> Last dance? Marcos Leonardo abriu o placar e ampliou para 2 a 0 aos 30'. O camisa 9 também deu linda assistência para Mendoza. Ele não marcava desde a derrota para o Newell's, em 6 de junho, e pode ser vendido ainda nesta janela.
> !Outro iluminado! Guilherme, do Goiás, anotou gol de pênalti e acertou chutaço no segundo tempo de fora da área, marcando seu segundo no jogo. Ele ainda conseguiu ser expulso.
> !Polêmico! O Peixe vencia por 3 a 1 e, no segundo tempo, sofreu empate. Nos acréscimos, o árbitro anotou pênalti em trombada de Lucas Halter e Joaquim. Mendoza converteu e desempatou.
> !Sai, zika! Com a vitória, o Santos coloca ponto final à sequência de 12 jogos sem vitórias. Aleluia!
COMO FOI O PRIMEIRO TEMPO?
Estudado, os primeiros 15 minutos não contaram com muita 'ação'. O Goiás tinha mais a bola e ocupava o campo de ataque. Até que o Santos adiantou a marcação, desarmou no setor defensivo do Esmeraldino e abriu o placar com Marcos Leonardo. Depois, o Peixe 'se soltou' e contou com o camisa 9 inspirado para construir o placar. O time goiano até diminuiu de pênalti, mas foi 'engolido' pelo Alvinegro.
E A ETAPA FINAL?
O Goiás foi para cima visando buscar o empate, e o Santos voltou recuado até demais. Resultado: o Esmeraldino pressionou, marcou mais dois gols e igualou o placar. No entanto, Bruno Arleu viu pênalti em trombada de Lucas Halter e Joaquim nos acréscimos. Ele foi ao VAR e confirmou a polêmica marcação. Mendoza converteu aos 49' e deu a vitória ao Peixe. Ainda aconteceram três expulsões no segundo tempo.
Clique aqui e confira mais detalhes da partida
NÚMEROS DO JOGO
O QUE VEM POR AÍ?
As duas equipes só voltam a jogar na próxima semana, pelo Brasileirão. O Santos terá clássico contra o São Paulo, no domingo (16), no Morumbi. O Goiás enfrentará o Atlético-MG, no Estádio da Serrinha, na próxima segunda-feira (17).
SANTOS 4 X 3 GOIÁS
Campeonato Brasileiro - 14ª rodada
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data e hora: 9 de julho de 2023, às 11h (de Brasília)
Árbitro: Bruno Arleu de Araujo (Fifa-RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa-RJ) e Eduardo Goncalves da Cruz (MS)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (Fifa-MG)
Cartões amarelos: Marcos Leonardo, Rodrigo Fernández, João Paulo, Sandry e Bruno Mezenga (Santos); Luís Oyama e Matheusinho
Cartões vermelhos: Vladimir e Paulo Turra (Santos); Guilherme (Goiás)
Gols: Marcos Leonardo (15' 1T e 30' 1T), Guilherme Marques (39' 1T e 16' 2T), Mendoza (45' 1T e 49' 2T) e João Magno (35' 2T)
SANTOS
João Paulo; João Lucas, Joaquim, Messias e Gabriel Inocêncio; Rodrigo Fernández, Sandry (Vinícius Balieiro / 24' 2T) e Lucas Lima (Luan Dias / 20' 2T); Mendoza, Lucas Braga (Luiz Felipe / 53' 2T) e Marcos Leonardo (Bruno Mezenga / 20' 2T). Técnico: Paulo Turra.
GOIÁS
Tadeu; Maguinho, Lucas Halter, Bruno Melo e Sander; Willian Oliveira (Morelli / 23' 2T), Zé Ricardo (Luís Oyama / intervalo), Guilherme Marques, Anderson (Matheusinho / 23' 2T) e Diego; Palacios (João Magno / intervalo). Técnico: Armando Evangelista.