menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Santos vai cobrar CBF por salários de convocados em duas competições

Clube quer que a CBF pague os salários de Ricardo Oliveira, Lucas Lima e Gabigol enquanto eles jogarem a Copa América. Cobrança deve se repetir na Olimpíada

Lucas Lima foi chamado por Dunga para jogar a Copa América 
imagem camera (foto:Ivan Storti/LANCE!Press)
Avatar
Lance!
Santos (SP)
Dia 11/05/2016
22:30
Atualizado em 12/05/2016
07:00

  • Matéria
  • Mais Notícias

O Santos não ficará só na reclamação por conta das  convocações de Lucas Lima, Ricardo Oliveira e Gabigol para a disputa da Copa América pela Seleção Brasileira, que pode desfalcar o Peixe em até nove rodadas do Brasileirão. O clube irá cobrar para que a CBF  seja responsável por pagar um mês de salários de cada um dos três atletas, valor que gira em torno de R$ 550 mil.

O presidente santista, Modesto Roma Júnior, não pretende acionar a Justiça, ele quer tratar diretamente com o presidente da confederação, Marco Polo Del Nero. 

O trio ofensivo do Peixe vai se apresentar à Seleção Brasileira no dia 23 de maio e, caso se classifique para a final da Copa América, voltam após o dia 26 de junho.

O Santos pretende tomar a mesma medida caso os desfalques voltem a acontecer na Olimpíada. O clube tem informações de que o volante Thiago Maia, o lateral-esquerdo Zeca e o atacante Gabigol devem ser chamados por Dunga. 

O Peixe se respalda na Lei Pelé, onde consta que a entidade indenizadora deverá arcar com os vencimentos dos atletas:

"Art. 41. A participação de atletas profissionais em seleções será estabelecida na forma como acordarem a entidade de administração convocante e a entidade de prática desportiva cedente.

§ 1o A entidade convocadora indenizará a cedente dos encargos previstos no contrato de trabalho, pelo período em que durar a convocação do atleta, sem prejuízo de eventuais ajustes celebrados entre este e a entidade convocadora."

Antes mesmo de assumir a CBF, Marco Polo Del Nero afirmou que a equipe que não quisesse ser desfalcada, deveria pedir para não ter jogadores convocados.

- O fato de a CBF ter convocado três jogadores do mesmo time significa um desrespeito com o campeonato que ela organiza, o Campeonato Brasileiro. Nós vamos respeitar o desejo da CBF - disse o presidente do Santos na semana passada, quando também criticou o fato de não ter sido avisado das convocações.

Em contrapartida, o técnico do Peixe, Dorival Júnior, afirmou que foi avisado pelo coordenador de seleções, Gilmar Rinaldi, de que os jogadores seriam convocados. 

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias