Vai dar punição? Árbitro relata na súmula arremessos de objetos da torcida do Santos
Confusão ocorreu durante triunfo, de virada, contra o Grêmio
Na vitória do Santos sobre o Grêmio, por 2 a 1, o árbitro do jogo relatou na súmula o arremesso de objetos vindos da torcida do Peixe. A atitude é prevista como infração no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).
Durante o duelo, foram constatados dois copos e uma placa de gesso lançados ao campo de jogo. Apesar de nenhum dos objetos acertar os presentes em campo, em uma dessas ocasiões, o líquido do recipiente atingiu o assistente da partida.
+ Já atualizou sua camisa de 2023? Confira os novos uniformes do Peixe!
Contudo, a punição para o ato, prevista no artigo 213, não envolve a perda dos mandos de campo ou jogos com portões fechados, apenas o pagamento de uma multa que pode variar entre R$ 100 e R$ 100 mil.
No entanto, o inciso terceiro do mesmo artigo diz que ‘a comprovação da identificação e detenção dos autores da desordem, invasão ou lançamento de objetos, com apresentação à autoridade policial competente e registro de boletim de ocorrência contemporâneo ao evento, exime a entidade de responsabilidade, sendo também admissíveis outros meios de prova suficientes para demonstrar a inexistência de responsabilidade’.
+ Confira a tabela do Campeonato Brasileiro no Lance!
Diante disso, a identificação dos culpados por parte do Santos pode evitar que o clube possa recebe qualquer tipo punição pelo ocorrido.