menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

A volta dos que não foram: em jogo-treino contra o Coritiba, Ceni testará São Paulo com três zagueiros

Sistema foi usado pelo treinador na maioria dos jogos do ano passado 

São Paulo - Rogério Ceni
Ceni segue preparando o São Paulo para a sequência da temporada (Foto: Victor Monteiro/W9 Press/LancePress!)

Escrito por

O São Paulo encara o Coritiba às 10h (de Brasília) desta segunda-feira (27), em jogo-treino que será disputado no CT da Barra Funda. Será o primeiro teste da equipe após a eliminação precoce nas quartas de final do Campeonato Paulista para o Água Santa. E o técnico Rogério Ceni deverá esboçar a volta de um velho conhecido da torcida tricolor no ano passado: o sistema com três zagueiros.

Com os retornos de Arboleda e Diego Costa, que passaram boa parte do Estadual contundidos, o treinador fixou na cabeça o plano para iniciar essa segunda fase da temporada, com as disputas das Copas do Brasil e Sul-Americana, além, claro, do Campeonato Brasileiro, para retomar a formação tática que mais utilizou em 2022.


+ Derrota do Brasil para Marrocos rende memes até com Ancelotti

A ideia de Ceni é manter Beraldo nos 11 iniciais que jogaram boa parte do Paulistão. Canhoto, ele atuaria pelo lado esquerdo. Arboleda entraria pela direita. Diego Costa fecha o trio atuando mais centralizado.

Com os três zagueiros, segundo o LANCE! apurou, Ceni ganha um pretexto para utilizar uma armação com apenas um volante de origem. Luan e Méndez disputam a vaga. Nestor fecha o miolo do setor junto de Wellington Rato.

O restante do meio-campo deve ter o contratado Raí Ramos entrando direto como ala-direito. Um dos motivos pelo qual Ceni aprovou sua chegada foi a capacidade de fazer bem essa função em equipes que geralmente utilizam a formação, como Londrina e Ituano.

Na esquerda, outro motivo pelo qual os três zagueiros serão utilizados: Caio. Trazido por empréstimo junto ao Fluminense, o atacante de origem não agradou tanto quanto deveria na função de lateral. Como ala, terá mais liberdade para as funções ofensivas, sem tanta responsabilidade defensiva.

O ataque é onde as mudanças do antigo sistema 4-2-4 do Paulistão sofrerão mudanças mais drásticas. Erison está definido como centroavante, já que Calleri está contundido.

Rato, que a princípio inicia como meia-armador, abastecerá o ex-botafoguense junto de Luciano. Se o camisa 10 não agradar, David entra. Ou como segundo atacante, no 3-5-2, ou como ponta-esquerda, em um 3-4-3.

Todas essas variações serão testadas diante do Coxa, adversário escolhido a dedo pelo grau de dificuldade. Em todo o ano, o São Paulo venceu apenas o Santos entre adversários que estão na primeira divisão nacional. Por isso, o duelo com os paranaenses agrada, pois será uma atividade que replicará reais condições de jogo que o Tricolor enfrentará na temporada a partir de agora.

O São Paulo voltará a campo no dia 5 de abril, no duelo de estreia da Sul-Americana. A Conmebol realiza o sorteio dos grupos na noite desta segunda. No dia 12, larga na Copa do Brasil, em adversário ainda a ser sorteado pela CBF. A primeira rodada do Brasileirão é no dia 16, contra o Botafogo, fora de casa.

+ Confia os jogos e simule resultados do Brasileirão-23 na tabela do LANCE!

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter