Apesar de promessa de dirigente, São Paulo vê chegada de reforços travar e passa semana em branco
Tricolor corre para poder anunciar novidades já neste final de semana
Depois de agitar o mercado da bola brasileiro anunciando dois reforços de primeira, o meia-atacante Pedrinho e o goleiro Rafael, o São Paulo vê as tratativas para a chegada de mais contratações travarem na semana em que o seu elenco voltou das férias e iniciou a pré-temporada.
A situação vai no oposto do que prometeu o diretor de futebol Carlos Belmonte. Em postagem nas suas redes sociais no último final de semana, o dirigente prometeu que mais nomes seriam anunciados pelo clube 'já na próxima semana'.
+ Messi vai definir futuro após Copa, gigante brasileiro quer abrir conversas com Luis Suárez… o Dia do Mercado!
Não foi o que aconteceu. Duas peças praticamente asseguradas no Morumbi, os pontas Wellington Rato e Marcos Paulo sofreram com a burocracia das negociações e passaram a semana apenas alimentando a imaginação do torcedor de uma possível chegada que não aconteceu até agora.
Dos dois, Rato é quem mais está encaminhado. A situação só se definiu na terça-feira (13), quando o Tricolor aumentou a oferta para R$ 5 milhões por 80% dos direitos federativos ao Atlético-GO e viu o Fortaleza, seu principal concorrente, desistir oficialmente do negócio, atendendo o desejo do jogador, que desde o início enfatizou sua preferência por atuar no Morumbi em 2023.
O jogador de 30 anos tinha vinculo com o Rubro-Negro até o final do próximo ano, mas pediu para sair por não ter interesse em disputar a Série B. No Dragão, foram 15 gols e oito assistências em 70 partidas disputadas neste ano.
É a primeira oportunidade do jogador em um grande clube brasileiro. Antes do Dragão, Rato passou por Caldense, Joinville, Sampaio Corrêa e futebol japonês.
O LANCE! apurou que Rato só chegou na capital paulista na quinta-feira (15). Nesta sexta-feira (16), realizou exames médicos em uma clínica particular. E contrariando o planejamento do técnico Rogério Ceni, ainda não fez um treinamento sequer com o elenco no CT da Barra Funda.
É esperado o anúncio oficial para este final de semana, enfim.
Marcos Paulo, ex-Fluminense, ficou apalavrado com o São Paulo por mais de uma semana. Indicação de Ceni, tinha o desejo de voltar ao futebol brasileiro para recuperar a boa forma.
Faltou acertar com o Atlético de Madrid, da Espanha, dono de seus direitos federativos. O clube madrileno até aceitou inicialmente o empréstimo gratuito, mas declinou da proposta do Tricolor para que pagasse parte dos salários, conforme apurou o L!.
O jogador de 21 anos, que estava com passagem comprada para a capital paulista, teve de adiar a viagem após a negociação esfriar. Mas o São Paulo chegou a um acordo com o Atlético nesta sexta. Pagará inteiramente os ordenador do ponta. E ganhou o empréstimo por um ano, com opção de compra em definitivo por valor ainda não revelado.
Com o atraso, o anúncio deve acontecer no decorrer da próxima semana.
Por fim, há uma opção indefinida: o atacante David. Xodó de Ceni, o jogador seria envolvido em duas negociações oferecidas pelo São Paulo com o Internacional, onde está desde o início deste ano.
Na primeira, David chegaria por empréstimo após o Tricolor ceder ao Colorado algumas peças. Mas o principal alvo gaúcho, o volante Luan, pediu para ficar no Morumbi.
Depois, David seria usado como moeda de troca pela liberação antecipada de Igor Gomes, meia que tem contrato com o Tricolor até o final de março. Mas a 'Cria de Cotia' preferiu a proposta do Atlético-MG e assinou pré-contrato com os mineiros.
O Inter até teve boa vontade e ofereceu David por empréstimo, segundo o L! apurou, com os paulistas pagando integralmente os salários do jogador. Mas o valor é considerado alto e o negócio esfriou, aparecendo até mesmo outros interessados no atacante, que também pode atuar pelo lado do campo.
Oficialmente, os dirigentes dizem que a prioridade mudou. E que o clube busca agora por um lateral-esquerdo, zagueiro e meia. É esperar para ver como o clube se portará, até pela austeridade financeira adotada. E também pelo alto número de saídas: Marcos Guilherme, Reinaldo, Éder, Miranda, Luizão, Thiago Couto, Colorado e Bustos já se despediram do Morumbi.
> Confira tabela, classificação e simule resultados do Paulistão-23