Ataque e defesa do São Paulo estão entre os piores da Série A
Em crise dentro e fora de campo, Tricolor sofre para marcar gols em seus adversários, enquanto foi vazado por quase todos os times que enfrentou até agora
O início desta temporada tem sido um pesadelo para o São Paulo. Eliminado precocemente da Copa Libertadores, derrotado nos dois clássicos que disputou até aqui e flertando com a possibilidade de não disputar o mata-mata do Paulistão, o Tricolor está crise. Mais do que isso, o time é um dos menos produtivos de todos os 20 participantes da Série A.
O São Paulo tem uma das piores médias de gols marcados das equipes da elite do futebol brasileiro. Até aqui, em dez partidas oficiais disputadas, o time do Morumbi marcou apenas nove gols. Os números só não são piores do que os registrados por Palmeiras e Athletico-PR, clube que disputa o estadual com a equipe sub-23.
O rendimento do ataque é uma das maiores preocupações atuais do Tricolor. Afinal, a diretoria reforçou o setor para esta temporada com a chegada de Hernanes, principal contratação para 2019, Pablo, reforço mais caro da história do clube, e Biro Biro, como opção para as pontas, mas os resultados ainda não apareceram.
Os problemas ofensivos se repetem na defesa. Dos dez jogos oficiais disputados na temporada, o São Paulo sofreu nove gols de seus adversários. A média só não é pior do que as de Corinthians e Bahia. O momento é tão complicado que, dos adversários deste ano, apenas o Red Bull Brasil não conseguiu fazer gol no Tricolor. Se considerarmos os jogos da Florida Cup, quando a equipe levou seis gols em dois jogos, a média sobe para 1,25 - o que seria a pior do país.
Ciente do desequilíbrio apresentado pela equipe neste início de temporada, a comissão técnica interina tenta encontrar soluções para os vários problemas da equipe do Morumbi. Uma das ideias de Vagner Mancini é dar mais velocidade pelas laterais do campo. Enquanto isso, a diretoria tenta enxugar a folha salarial e mudar o perfil do elenco. Tudo isso em meio à crise e aos protestos dos torcedores.
Os piores ataques da Série A:
Athletico-PR - 0,83 gol por jogo
Palmeiras - 0,88 gol por jogo
São Paulo - 0,90 gol por jogo
Chapecoense - 1,08 gol por jogo
CSA - 1,10 gol por jogo
As piores defesas da Série A:
Corinthians - 1,09 gol por jogo
Bahia - 1,00 gol por jogo
São Paulo - 0,90 gol por jogo
Fortaleza e Internacional - 0,88 gol por jogo
Flamengo - 0,86