Com Calleri, São Paulo chega a 70 gringos na história e iguala recorde
Chegada do ex-atacante do Boca Juniors fará o Tricolor repetir a temporada de 1953, quando teve cinco estrangeiros ao mesmo tempo no elenco; Time importou até do Chipre
- Matéria
- Mais Notícias
O São Paulo ainda não anunciou a contratação do atacante Jonathan Calleri, mas já sabe que o atleta de 22 anos representará uma marca importante na história do clube. Com o argentino, o Tricolor registrará o jogador estrangeiro de número 70 em seus 86 anos de história.
A relação são-paulina com os gringos começou logo na primeira formação de elenco, em 1930. O primeiro time montado pelo clube paulista contava com o uruguaio Emílio Armiñana na escalação, o primeiro de uma linhagem de 16 celestes que defenderiam o Tricolor.
Relacionadas
RECORDE DE JOGOS
José Poy (ARG) - 525
D. Pereyra (URU) - 453
P. Rocha (URU) - 393
P. Forlán (URU) - 243
D. Lugano (URU) - 176
E apesar dos uruguaios guardarem mais identificação com o São Paulo, a hegemonia, em números, é argentina e será ampliada por Calleri. O atacante que se destacou no Boca Juniors será o 23º representante do país a vestir a camisa tricolor – o primeiro foi o meia Carlos José Ponziníbio, que atuou no clube entre os anos de 1934 e 1940.
Completam a lista de estrangeiros representantes do Chile, como o recém-chegado Eugenio Mena, paraguaios, colombianos, portugueses e até mesmo um cipriota: Abraham Ben-Lulu, chamado de Alberto no Brasil, foi um goleiro revelado no São Paulo em 1967.
Com Calleri, o Tricolor ainda igualará recorde de 1953, até então a temporada com mais gringos no elenco. Na ocasião, seis argentinos defenderam o São Paulo, mas apenas cinco jogaram ao mesmo tempo com o técnico argentino Jim Lopes: Albella, Di Loreto, Martino, Moreno, Negri e o lendário Poy.
FOTOS: Relembre os últimos estrangeiros contratados pelo São Paulo!
Com Edgardo Bauza, já são quatro (Centurión, Wilder, Lugano e Mena) à espera de Jony Calleri. Em 2014, o clube também chegou perto da marca, mas parou em quatro gringos: Clemente Rodríguez, Cañete, Pabon e Alvaro Pereira – o único que terminou a temporada e deixou saudades na torcida.
RECORDE DE GOLS
P. Rocha (URU) - 119
A. Sastre (ARG) - 56
G. Albella (ARG) - 46
R. Barrios (PAR) - 40
D. Pereyra (URU) - 37
BAUZA DEVOLVEU A LIDERANÇA A TÉCNICOS ARGENTINOS
Não é só entre os jogadores que a Argentina ocupa o posto de país que mais cedeu profissionais para o São Paulo. Os hermanos também lideram a lista de treinadores estrangeiros no Tricolor. Edgardo Bauza foi o quarto técnico argentino a ser contratado pelos são-paulinos, igualando a marca de quatro treinadores do Uruguai. Na terceira colocação do ranking, uma surpresa: a Hungria já rendeu três comandantes ao clube.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias