Com dois reforços confirmados até o momento e mais dois próximos de serem anunciados, o São Paulo vai descartar, por enquanto, ir no mercado atrás de mais peças para a zaga.
O setor foi visto com preocupação pela torcida, mas segundo o que o LANCE! apurou, os dirigentes tricolores e o técnico Rogério Ceni entendem que, apesar do desmanche sofrido, a defesa está bem servida.
+ Edenilson próximo de novo clube, gigante brasileiro quer Nikão… o Dia do Mercado!
Oito atletas já deixaram o Morumbi desde o término do atual Campeonato Brasileiro. Desses, dois são zagueiros: Miranda e Luizão.
Sem a dupla, o Tricolor conta ainda como opções Léo, Diego Costa, Beraldo, Ferraresi, Arboleda e Walce. Fora o veterano Rafinha, que renovou o seu contrato por mais um ano e deve atuar improvisado na posição.
A maior notícia, contundo, é a volta de Walce. A revelação de Cotia de 23 anos, que passou por três cirurgias nos últimos anos e não atua desde 2020, é uma das maiores surpresas do clube na pré-temporada.
Com uma lesão crônica no joelho esquerdo e sem atuar desde janeiro de 2020, o defensor está totalmente liberado para as atividades com o restante do elenco e faz todos os trabalhos com os demais jogadores sem limitações. Embora tenha contrato até o fim deste ano, ele e o clube negociam uma prorrogação.
A relação também tem Léo. Homem de confiança de Ceni no plantel, o lateral-esquerdo de origem recebeu sondagem do Angers, da França, na janela do meio de ano. Em comum acordo, jogador e São Paulo declinaram da oferta por entenderem que ele teria grande importância no decorrer da temporada. Até pelo grande número de desfalques que o clube atravessava.
O problema é que o Angers até agora não apareceu para repetir a oferta por Léo, que tem contrato até o final de 2024. Situação que praticamente faz o Tricolor desistir de ir ao mercado gastar com mais uma peça para o setor. Tudo pela economia e o controle da dívida de cerca de R$ 700 milhões.
Eventuais contratações para o setor, segundo fontes da cúpula do Morumbi, só em situações extremas, como o grande acúmulo de desfalques do decorrer deste ano. O que pode vir a se repetir, já que Beraldo, por exemplo, desfalcará o clube por quase todo o mês de janeiro, a serviço da Seleção Brasileira no Sul-Americano sub-20.
Não é o único que preocupa. Capitão de Ceni por quase todo o último ano, Diego Costa precisou passar por um procedimento no joelho esquerdo durante as férias e faz trabalhos no Reffis nesta pré-temporada para estar à disposição a tempo da estreia em 2023, em 15 de janeiro, contra o Ituano, no Morumbi.
> Confira tabela e resultados da Copa do Mundo-22 no Qatar
> Confira tabela, classificação e simule resultados do Paulistão-23