São Paulo contrata ex-coordenador científico do Palmeiras
Altamiro Bottino inicia trabalho no clube do Morumbi com a missão de consolidar informações para ajudar a comissão técnica e departamentos médico e fisiológico
Demitido do Palmeiras no mês passado, o coordenador científico Altamiro Bottino começou a exercer essa função no São Paulo nesta terça-feira. O novo membro da comissão técnica chega com a missão de unificar informações com os departamentos médico e fisiológico para facilitar a tomada de decisões no clube.
- A meta é fazer com que todos os departamentos fiquem interligados para proporcionar a melhoria de desempenho do atleta e a performance do clube. As informações são úteis e vitais na tomada de decisão do técnico. Vamos orbitar por todos os departamentos, porque qualquer informação pode ganhar relevância e valor. Então, vamos acompanhar este desdobramento em relação a ação e resultados deste processo - disse Altamiro Bottino.
O Tricolor informa que o coordenador científico trabalhará em sintonia com as áreas física, técnica, fisiológica, médica, nutricional, psicológica e logística do departamento de futebol e também deve se estender às categorias de base do clube.
Altamiro Bottino exerceu cargo similar no Palmeiras entre 2015 e o ano passado. Saiu do clube elogiado por ajudar na formação do novo centro de excelência do centro de treinamento alviverde, inclusive na compra dos aparelhos do local. Foi campeão da Copa do Brasil de 2015 e do Campeonato Brasileiro de 2016 até deixar a equipe sob o argumento de que já não tinha mais função.
Integrante da ISEI (International Society of Exercise and Immunology) e da SBIE (Sociedade Brasileira de Imunologia e Exercício), Bottino é graduado em Educação Física e especialista em Ciência e Técnica do Futebol (UGF) e Performance Humana (LABOFISE/UFRJ). É exaltado por mapear o nível de desgaste dos jogadores em tempo real e individualizar a carga de treinos para diminuir o risco de lesão. No São Paulo, os problemas físicos têm sido um dos obstáculos da temporada.