A atuação do São Paulo não se resume somente ao resultado negativo na derrota por 2 a 1 contra a LDU, pelas quartas de final da Copa Sul-Americana. A partida disputada em Quito, no Equador, teve seu placar justificado por estatísticas e números que revelam o porquê do Tricolor não ter conseguido sair com a vantagem para resolver com mais tranquilidade no Morumbi. Inclusive, fez o São Paulo superar uma marca negativa que era mantida há uma década.
Os dois gols da LDU aconteceram ainda no primeiro tempo. Inclusive, o que abriu o placar foi marcado com nem três minutos de jogo. Lucas Moura, autor do gol tricolor, só conseguiu reagir na etapa final.
Mas alguns números chamam atenção. De acordo com levantamentos do 'SPFC Estatísticas', a última vez que algo assim tinha acontecido foi em fevereiro de 2013, contra o Atlético-MG - isso levando em consideração somente competições da Conmebol. Ou seja, em dez anos, nada parecido com o que foi visto nesta quinta-feira (24) aconteceu.
+ Renove o seu estoque de camisas do Tricolor com o cupom LANCEFUT 10% OFF
No primeiro tempo, o Tricolor simplesmente não conseguiu nenhuma finalização. Em 2023, esta foi a primeira vez que algo assim aconteceu. Mas não para por aí. O São Paulo não tem costume de sofrer com tantos gols no primeiro tempo. Sob o comando de Dorival Júnior, esta foi somente a segunda vez que algo parecido aconteceu. Antes, a única exceção foi na derrota contra o Grêmio, por 2 a 1 também.
+ Assista aos jogos do seu clube do coração com aquela gelada! Copo Stanley a partir de R$120,00
+ ATUAÇÕES: Mesmo com derrota e jogo ruim, Lucas Moura é grande herói do São Paulo
Pelo que foi apresentado, o resultado poderia ser bem pior. Enquanto o São Paulo não finalizou nenhum vez, além de todas as estatísticas mostradas anteriormente, teve que segurar uma equipe que somente nesta etapa, finalizou 10 vezes.
De fato, o primeiro tempo foi o grande problema. No segundo, com algumas mudanças pontuais - como a entrada de Luan e Luciano, -, o São Paulo conseguiu mostrar um pouco mais de volume, aliado também a uma pequena queda no ritmo da LDU. Mas só isso não bastou. Durante a coletiva de imprensa, o próprio Dorival Júnior reconheceu o problema enfrentado no primeiro tempo.
- A altitude tínhamos noção e sabíamos o que enfrentaríamos. O principal é que enfrentamos uma grande equipe, que fez um primeiro tempo brilhante e precisa ser reconhecido. Tem momento que não é só você que perde, mas o adversário ganha, porque foi consistente e buscou o gol. Eu vejo dessa forma e tenho que preparar minha equipe para reverter esse placar, que não será fácil. Mas temos confiança e uma equipe muito qualificada - disse o treinador.
Agora, o São Paulo terá que tentar virar o agregado em casa. São Paulo e LDU decidem quem fica com a vaga nas semifinais da Sul-Americana na próxima quinta-feira (31), às 19 horas (de Brasília), no Morumbi. Antes disso, o Tricolor visita o América-MG pela 21ª rodada do Brasileirão.