Desejo da direção e elogios de Dorival: o que pode pesar a favor da permanência de Rafinha no São Paulo
Lateral-direito reafirmou desejo de se aposentar em 2024; resta saber em qual clube
- Matéria
- Mais Notícias
Após a conquista da Copa do Brasil, a direção do São Paulo dá os primeiros passos para a montagem do elenco pensando na temporada 2024. Uma das prioridades neste processo é a renovação de contrato do lateral-direito Rafinha, cujo vínculo com o Tricolor se encerra em dezembro deste ano.
Relacionadas
+ É CAMPEÃO! Compre agora a camisa que entrou para a história do Tricolor com o cupom LANCEFUT.
A reportagem revelou recentemente que a permanência do veterano no Morumbi depende exclusivamente dele. Esse é um dos fatores que podem pesar a favor da renovação do jogador, que reafirmou, após a vitória por 2 a 1 sobre o Corinthians, o seu desejo em se aposentar na próxima temporada.
Junto ao desejo da diretoria, um outro fator de peso pode influenciar nessa decisão: Dorival Júnior. Após a vitória no Majestoso, o técnico foi direto ao dizer que não quer perder o lateral para a próxima temporada. Três dias antes, na coletiva após a vitória do Tricolor sobre o Coritiba, o treinador já tinha demonstrado tal desejo. Dorival rasgou elogios ao atleta e afirmou que jogadores como Rafinha não poderiam se aposentar do futebol.
+ Transforme sua paixão pelo futebol em profissão. Descubra o caminho com o curso Gestor de Futebol!
- Eu já pontuei em alguns clubes que passei: jogadores como Renato (do Santos), Ricardo Oliveira, Renato Augusto, Rafinha… são jogadores que não poderiam parar. Fazem bem ao futebol brasileiro e mundial. São profissionais acima da média. Contribuem dentro de campo e fora dele, têm aceitação de boa parte do grupo. Sempre deixam ótimas impressões. Esses jogadores precisam ser mais valorizados - disse Dorival na quarta-feira (27).
De fato, a importância de Rafinha no elenco do São Paulo vai muito além do campo. No vestiário, é uma das vozes mais ativas no incentivo e cobrança aos companheiros de elenco. Essa característica de liderança é enxergada pela comissão técnica como um trunfo na busca por títulos, segundo o próprio treinador. Vale lembrar que o clube já está garantido na próxima Libertadores, graças ao título da Copa do Brasil.
- Quando uma equipe encontra dois ou três jogadores desse nível, você tem meio caminho andado para atingir resultados importantes. Esses jogadores são escassos. Temos que tentar formar jogadores nesse nível.
Vale destacar, no entanto, que o treinador não deve interferir na escolha do lateral. Dorival, que sempre prezou por uma boa gestão de pessoas em seus trabalhos, já foi jogador e sabe que a decisão sobre o momento da aposentadoria cabe somente ao jogador.
Ainda que o desejo da direção e da comissão técnica em contar com Rafinha na próxima temporada pesem a favor de uma permanência, o aspecto físico pode dificultar uma tomada de decisão mais rápida. Após a final diante do Flamengo, o lateral chegou a afirmar que 'o corpo está acusando', em referência a dores que vem sentindo.
- Meu corpo já está acusando, as dores aumentando. No meio ou fim do ano que vem vou parar. Vou descansar, são 22 (anos) de futebol. Quero aproveitar minha família, minhas filhas estão crescendo - revelou o jogador.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias