menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Desmanche no São Paulo para 2023 continua; veja quem já deixou o Morumbi

Como já havia sido adiantado por próprios membros do Tricolor, o elenco de Ceni já contou com saídas de atletas, renovações de contrato e segue sondando diversos nomes

Rogério Ceni - São Paulo x Internacional
imagem cameraReformulação no elenco começou antes do fim da temporada 2022 (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 25/11/2022
16:39
Atualizado em 26/11/2022
04:00

  • Matéria
  • Mais Notícias

O São Paulo já iniciou os seus primeiros passos sobre tema que foi prometido pelo próprio Rogério Ceni nas entrevistas coletivas realizadas nos últimos jogos do Tricolor: a reformulação do elenco para 2023.


Neymar fora da fase de grupos: relembre outras lesões que o atrapalharam na Seleção

Veja a tabela completa da Copa do Mundo

Após a derrota para o Internacional, em um dos últimos jogos do ano pelo Campeonato Brasileiro, o técnico já havia premeditado as primeiras questões que seriam resolvidas: quem deixaria e quem ficaria para a próxima temporada.

- No momento, o planejamento é sobre quem segue e quem deixa o clube. Estamos analisando quem terá o contrato vencido e, a partir da próxima semana, vamos ver quem poderemos trazer", enfatizou o treinador. "Algumas mudanças já estão encaminhadas. O Brasileirão de 2023 será mais difícil do que o deste ano. Temos de diminuir a dívida ou investir em jogadores mais prontos para tentar ter chance de ser campeão - disse na época.

Já rolaram seis despedidas - até o momento

E dito e feito. O desmanche começou com Miranda. O veterano se despediu do Tricolor no dia dez de novembro, antes mesmo da temporada terminar. Miranda vivia sua segunda passagem com a camisa do time. A primeira aconteceu entre 2006 e 2011, quando chegou atuar ao lado até mesmo de Rogério Ceni. Em março do último ano, sob o comando de Hernán Crespo, retornou e esteve na campanha campeã do Campeonato Paulista de 2021.

Logo depois, foi a vez de Reinaldo. O LANCE! já havia adiantado que os momentos do lateral-esquerdo no Morumbi estava chegando ao fim. Até o momento, despertou interesses de algumas equipes, como Fluminense e Grêmio.

Um trio, este pouco aproveitado por Ceni, também deu adeus ao São Paulo nas últimas semanas. As saídas de Andrés Colorado, Eder e Marcos Guilherme foram anunciadas de uma vez só pelo São Paulo.

O sexto nome que deixou a equipe, na última quinta-feira (24), foi o atacante Bustos - que pode ser considerada uma das saídas mais polêmicas até o momento.

Isso porque o anúncio foi feito pelo próprio argentino, perto das 23h (no horário de Brasília), em suas redes sociais. Conforme o LANCE! apurou, Talleres, clube que Nahuel Bustos foi revelado, ligou para os agentes do atacante sondando sua situação no São Paulo, e o argentino logo acionou o Grupo City para que pudesse deixar o Morumbi. Sem receber tanto espaço, resolveu que irá voltar para sua cidade natal: Córdoba. Foram apenas nove jogos, sendo três como titular.

E as renovações?

Se de um lado, alguns jogadores se despediram do clube do Morumbi, do outro, nomes como Rafinha renovaram seus vínculos.

No dia seguinte da saída de Bustos, o São Paulo acertou a renovação de contrato com o lateral-direito (e às vezes zagueiro). O vínculo de Rafinha terminava no fim deste ano, agora o novo tem duração até 31 de dezembro de 2023.

O diretor de futebol do Tricolor, Carlos Belmonte, justificou a renovação do contrato do camisa 13 pela liderança, qualidade técnica e compreensão tática.

- Ao longo da última temporada, o Rafinha contribuiu com liderança, qualidade técnica, compreensão tática e grande assiduidade, exatamente o que esperávamos quando acertamos a chegada dele. Por isso, estamos contentes em poder tê-lo conosco em 2023 - explicou.

Além dele, Gabriel Neves também renovou. Até então emprestado pelo Nacional-URU, o Tricolor embolsou cerca de R$ 8 milhões para tê-lo em definitivo por mais três temporadas.

São Paulo - Rafinha
Rafinha deve permanecer no São Paulo por mais uma temporada(Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

Quem pode chegar?

Ainda sem nenhuma contração anunciada, como o LANCE! adiantou, a lista de possíveis reforços do São Paulo chegar a quase cem nomes.

O número alto de opções não refletirá, necessariamente, uma quantidade exagerada de reforços. Ceni já avisou a diretoria que quer testar atletas que estejam voltando de empréstimo.

- Vai depender muito do quão assertivo a gente for quando buscarmos jogadores no mercado. Não dá para contratar os jogadores que a gente pede devido à concorrência, que é muito grande, mas teremos que achar peças alternativas para compor um elenco - destacou Ceni na sua fala em Goiânia (GO).

Dito isto, algumas posições são vistas como prioridades e já contam com sondagens acontecendo.

No gol, atualmente com Jandrei, Thiago Couto e o titular Felipe Alves, há um nome em discussão: John, atualmente no Santos. Na lateral-esquerda, para repor a saída de Reinaldo, surge Lucas Pires (este como um possível empréstimo).

O LANCE! informou esta semana que busca a última tentativa de trazer estes dois nomes, por meio de um sistema de trocas e apelando para o emocional com a ajuda de um membro do Peixe que já teve ligação com o Tricolor no passado: Falcão.

O São Paulo quer marcar uma reunião com Paulo Roberto Falcão, ex-volante do clube e atual coordenador de futebol do Santos, para buscar uma resposta final e tentar uma troca que levará dois jogadores do Peixe para o estádio do Morumbi. Esta troca envolveria Nikão, Liziero e Luan.

Outro nome, desta vez do Atlético-MG, também chegou a entrar na mira do São Paulo. No caso, o volante Jair. O LANCE! apurou que o Tricolor fez pelo menos duas sondagens pelo atleta junto à diretoria do Galo. Após receberem sinal verde de que a negociação poderia avançar, o objetivo agora é encontrar meios de efetivá-la.

Isso porque os mineiros só topam liberar o volante mediante pagamento de uma compensação financeira, que não é baixa.

Nomes do rebaixado Ceará também foram visados. Estes, por sua vez, podem chegar até mesmo sem custos ao Morumbi. O interesse principal estaria em dois jogadores: o meio-campista Vina e o zagueiro Messias. Porém, outros jogadores foram indicados pelo técnico Rogério Ceni: Gonzalez e Nino Paraíba.

No meio de campo, Wellington Rato, do também rebaixado Atlético-GO, confirmou que recebeu sondagens do São Paulo.

Há algumas posições que se encontram em uma situação maior de emergência que outras. Na zaga por exemplo, além da saída de Miranda, os futuros de Luizão e Leo são incertos - ao que tudo indica, inclusive, o primeiro não deve permanecer. Seriam três peças a menos para Ceni em um setor onde ele usa uma linha de três na maioria dos jogos. Ou seja, forçaria a diretoria a sair no mercado atrás de substitutos.

A lateral-esquerda, citada anteriormente, é outro caso. Com Reinaldo saindo, Welington é a única opção para o setor.

Despedidas que podem estar se aproximando

Embora estes nomes ainda estejam vestindo a camisa do São Paulo, o futuro é incerto.

Luizão, por exemplo, não deve renovar com o Tricolor, com propostas do West Ham. O mesmo com outra cria de Cotia, Pablo Maia. No caso do volante, o L! apurou que o São Paulo quer liberá-lo no meio do ano, também para o futebol inglês.

Igor Gomes, com contrato até março, estaria encaminhado para o futebol europeu, assim como o zagueiro Leo, que recebeu propostas do Angers, da França.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias