Logo em sua primeira entrevista como novo técnico do São Paulo, um dos aspectos elogiados por Dorival Júnior em relação ao trabalho do antecessor Rogério Ceni era o aproveitamento de jogadores vindos das categorias de base do clube.
Palavras que não para menos. Em sua última passagem como comandante do Tricolor, Ceni se tornou o técnico que mais aproveitou atletas revelados no próprio São Paulo no time principal. Ao todo foram 13 deles promovidos pelo ex-goleiro (Thiago Couto, Nathan, Moreira, Luizão, Beraldo, Patryck, Léo Silva, Pablo Maia, Palmberg, Rodriguinho, Maioli, Matheus Belém e Caio Matheus).
+ ATUAÇÕES: Pablo Maia marca golaço, e São Paulo tem grande atuação coletiva na vitória sobre o Internacional pelo Brasileirão
Dorival assumiu um elenco com nada menos que 16 nomes vindos de Cotia (veja lista completa no final). E o número pode aumentar. Na última semana o treinador promoveu para treinos na Barra Funda com os profissionais outros seis atletas: Iba Ly, Negrucci, Paulinho, Pedro Afonso, Pedro Reis e Talles Wander.
Dessa lista, pelo menos dois nomes chamam a atenção. Capitão do time sub-20 na disputa do último Campeonato Brasileiro da categoria, Negrucci, de 19 anos, está desde o sub-11 no Tricolor e foi 'promovido' por Dorival no início da semana, ganhando a oportunidade de viajar para a Colômbia e integrar a delegação no empate sem gols com o Tolima, pela Copa Sul-Americana.
A ideia é analisar como Negrucci se comporta como o desejado segundo homem de meio-campo, jogando à frente do volante, função na qual o técnico vem encontrando dificuldades em arrumar uma peça que execute as funções.
A segunda peça que se destaca nas atividades com o elenco principal é o senegalês Ly. O meia chegou ao Tricolor no decorrer desse ano e já chamou a atenção de Ceni. Foi observado por Dorival, que também elogiou internamente as qualidades do africano.
- Aos poucos, nós vamos tentando observar um pouco mais a base. Ele (Negrucci) chamou a atenção num trabalho… eu tirei várias informações, todas muito positivas. Ele está vindo e ficando um período conosco. De repente, pode acontecer de ele poder atuar. Se não acontecer, ele volta, faz alguns jogos na base e retorna ao profissional - destacou Dorival, após a vitória sobre o Internacional.
- Tudo é uma questão de tempo, para que ele possa ganhar minutagem… um pouco daquilo que nós desejemos… ele já vai entendendo a forma como nós atuamos. Eu acho que isso tem sido importante. Alguns outros poderão estar na Barra Funda daqui a pouco. Eu tive apenas uma oportunidade até agora. Então, vamos com calma, porque eu tenho que acertar a nossa equipe primeiro e depois tentar encontrar algumas soluções - completou o comandante são-paulino.
COMO ANDA COTIA NA BARRA FUNDA
Promovidos em definitivo e integrantes fixos do plantel
Atletas que só sairão do São Paulo em negociações
Young*, Beraldo, Diego Costa, Welington, Moreira, Patryck, Luan, Pablo Maia, Nestor e Juan
Recém-promovidos, mas em testes e trabalhos específicos
Atletas promovidos ao profissional, mas que passarão por uma temporada de treinos na Barra Funda e relaiconados em alguns jogos antes de se tornarem opções de vez no plantel
Pedrinho Vilhena, Matheus Belém, Rodriguinho** e Caio Matheus**
Sonho meu…
Atletas observados por Dorival e que devem treinar na Barra Funda esporadicamente, mas em tese continuam como opções na equipe sub-20
Negrucci, Talles Wander, Vinícius, Iba Ly, Paulinho, Pedro Afonso e Pedro Reis
* Young tem contrato até o fim de agosto e já comunicou a diretoria que não renovará o seu vínculo.
** Rodriguinho e Caio Matheus fazem trabalho especial de ganho de massa muscular e, por isso, voltaram ao sub-20 para manterem o condicionamento físico