Dupla de zaga invencível e paredão: Defesa do São Paulo com Arboleda, Beraldo e Rafael guarda ótimos números
Em todos os jogos que Arboleda e Beraldo começaram como titulares, em nenhum deles foi vazado
Um dos grandes destaques do São Paulo nos últimos jogos tem sido a consolidação da defesa tricolor. Principalmente a respeito de Rafael e da dupla de zaga formada por Arboleda e Beraldo - que surpreendem pelos ótimos números.
Desde o começo da temporada, Rafael é o único jogador do elenco que foi titular em todos os jogos até então. E isso é justificado graças ao seu desempenho. Em 22 confrontos no ano, o Tricolor levou 13 gols. É a equipe da série A que menos foi vazada. Nos últimos seis jogos, só foi vazado uma vez- no empate por 1 a 1 contra o Curitiba. Além disso, desses 22 jogos, Rafael não deixou a equipe sofrer gols em 12.
+ Veja tabela do Campeonato Brasileiro
Contra o Internacional neste domingo (7), na vitória por 2 a 0, a dupla de zaga entre Arboleda e Beraldo também foi destaque - e rendeu, até mesmo, elogios por parte de Dorival Júnior durante a coletiva de imprensa.
Dos seis jogos que os dois zagueiros começaram juntos como titular neste ano, em nenhum o São Paulo perdeu - e talvez a estatística mais interessante -, em nenhum foi vazado também.
Vale destacar que, embora Beraldo tenha começado a ser relacionado entre os profissionais no último ano, este é o primeiro ano que consegue uma boa sequência de partidas como titular fora de Cotia. Inclusive, as estatísticas defensivas dos dois jogadores também é bem positiva.
De acordo com dados do FootStats, somando os números de ambos, foram 64 cortes, 20 desarmes e 12 interceptações - tudo isso nestes seis jogos citados.
A solidez do sistema defensivo são-paulino foi uma das pautas de Dorival Júnior após o jogo contra o Internacional. O treinador afirmou que muito desse retrospecto positivo é justificado pelo trabalho coletivo da equipe.
- O que é importante destacar é que é um trabalho coletivo, não adianta ter uma excelente dupla de zaga se você não estiver protegido. O que precisamos ter é essa organização que a equipe demonstrou. Mesmo nos momentos mais complicados, nosso time estava organizado e não sofreu tanto quanto imaginávamos. Isso vem melhorando a cada momento - explicou.
Sem perder desde quando assumiu o posto de Ceni no São Paulo, Dorival Júnior se prepara agora para uma longa maratona de jogos - e viagens -, que aguarda o Tricolor até o final do mês. O São Paulo volta a campo na quinta-feira (11), às 20h (de Brasília), pelo Campeonato Brasileiro, contra o Fortaleza.
Veja todos os jogos do São Paulo com Arboleda, Beraldo e Rafael como titulares:
Tigre 0x2 São Paulo
São Paulo 0x0 Ituano
São Paulo 2x0 Puerto Cabello
São Paulo 3x0 América
Ituano 0x1 São Paulo
São Paulo 2x0 Internacional